A The Home Depot, uma rede de lojas de materiais de construção e utensílios de melhorias para casas, com unidades espalhadas pela América do Norte, tem uma proposta de comunicação por conteúdo bastante completa e atraente explorando o “Faça Você Mesmo” nas várias plataformas em que atua.
O site da empresa é um tanto poluído visualmente, mas tem uma seção bem completa, com textos e vídeos bem informativos como esse, que ensina a pintar paredes internas. O Facebook da The Home Depot também segue explorando esse aspecto, com dicas de cores da moda, o que há de mais moderno para se decorar um banheiro, por exemplo. O Pinterest da empresa também é um dos mais interessantes que já vi, com painéis bem segmentado e fotos maravilhosas. Tem mais de 131 mil seguidores.
É uma verdadeira prestação de serviço ao consumidor a maneira que a The Home Depot encontrou para trabalhar seus conteúdos. Quem quer mudar os ambientes em casa ou está passando por uma reforma sabe o quanto seria interessante encontrar esse material de apoio e referência vindo do estabelecimento onde ele vai comprar os itens para reformar ou transformar. As grandes lojas brasileiras do setor estão muito calcadas em anúncios no jornal e panfletagens ainda e perdem com isso uma oportunidade de se posicionar com referência para o consumidor. A Leroy Merlin tentou inovar com uma revista eletrônica, mas não foi muito bem sucedida, como veremos na próxima semana.∞

→ Veja todos os artigos de Ana Carolina Barbosa na Tracto.