
Joe Pulizzi (à esq) e eu às vésperas do Content Marketing World em Columbus, em 2012
Anunciei durante o Content Marketing Brasil que a Tracto é, oficialmente, parceira do Content Marketing Institute (CMI).
Você deve estar fazendo duas perguntas: “o que isso significa?” e “o que eu ganho com isso?”. É fácil respondê-las.
O CMI é a maior referência em content marketing nos Estados Unidos e provavelmente no mundo. Seus artigos e posts estão frequentemente entre os mais lidos na área. Suas pesquisas são referências para quem produz conteúdo de marca. Seu evento, o Content Marketing World, reuniu em 2013 cerca de 1.800 profissionais de 40 países em Cleveland, nos Estados Unidos. As credenciais do CMI são tantas que vou me limitar apenas às mais importantes.
A existência de um braço operacional no Brasil, portanto, representa um passo importante para a difusão das técnicas de content marketing em nosso mercado.
Os benefícios vêm a reboque. Vou listar alguns deles:
- A principal pesquisa sobre as melhores práticas de content marketing foi replicada pela Tracto no Brasil. Houve mais de 1.100 respondentes até agora. O relatório será publicado gratuitamente ainda em dezembro.
- Publicaremos duas vezes por mês artigos do Content Marketing Institute devidamente traduzidos para o Português.
- Outras iniciativas conjuntas surgirão, sempre com o intuito de compartilhar conhecimento. Por exemplo, Joe Pulizzi, CEO e fundador do CMI, participou na semana passada do Content Marketing Brasil por videoconferência.
- Haverá intercâmbio de eventos, incluindo a facilitação da ida de brasileiros a eventos do CMI nos Estados Unidos e a participação de norte-americanos nos eventos brasileiros. Está lançada a semente para um dia trazermos o Content Marketing World para o Brasil.
Essa parceria será muito útil para quem trabalha no mercado de comunicação corporativa no Brasil.
Faça bom proveito do material!

Sobre o autor: Cassio Politi é fundador da Tracto. Implantou programas de content marketing em empresas do Brasil e em multionacionais. Autor do primeiro livro em língua portuguesa sobre content marketing, publicado em 2013, é o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. Desde 2016, é palestrante em eventos no Brasil e no Exterior, normalmente apresentando cases bem-sucedidos de seus clientes.