Considere que você vá organizar um evento online gratuito, como webinar ou Hangout. Com algumas semanas de antecedência, você dispara convites via e-mail, redes sociais e outros meios. No final, suponha que 100 pessoas se inscrevam. Nessa etapa, espere que mais ou menos metade de fato assista à sua apresentação virtual.
A média apresentada por especialistas em webinar nos Estados Unidos ― tais como empresas que provêm ferramentas para essa finalidade ― é de 40% a 60% de presença online. Para avaliar o desempenho do seu evento, considere a tabela abaixo.
O percentual é muito parecido com o registrado em eventos presenciais gratuitos. Em geral, esses eventos não são prioridade na agenda de quem se inscreve. Daí a desistência fácil.
É claro que alguns fatores impactam positiva ou negativamente nesses números. Por exemplo:
- Um evento exclusivo, muito aguardado, tende a ter taxa de adesão maior.
- O horário e a duração pesam na decisão do público.
- Se você enviar lembretes nas vésperas do evento, há mais chance de o índice aumentar.
- O reforço de divulgação nos últimos dias também ajuda, pois as pessoas normalmente se inscrevem na última hora.
As informações desta matéria foram apresentadas no webinar “Como Organizar Webinars”, ministrado nesta quinta-feira pelo especialista em content marketing Cassio Politi. Gratuito, o evento fez parte da série Content Marketing Brasil. Veja abaixo os slides exibidos. O download pode feito em nosso canal no SlideShare.∞