O Media Mosaic reuniu num infográfico as tendências em mídias sociais para este ano. Fizemos uma tradução livre dos dados apresentados pelo levantamento, acrescentando algumas informações por nossa conta.
1. Social Listening
O hábito de monitorar, ouvir e interagir com as pessoas dizem nas redes sociais algo sobre a marca esteve presente em 22% dos profissionais de marketing em 2013. Para 2014, a previsão é de 24%. No entanto, somente três em cada dez adeptos do social listening o consideram eficaz.
2. Propaganda em redes sociais
A expectativa é de que 80% das empresas façam algum tipo de anúncio em redes sociais neste ano. É um salto considerável em comparação com os 57% registrados em 2013. Essa tendência se acentuou com o alcance orgânico do Facebook cada vez menor, o que obriga as empresas a pagarem para aparecer nessa rede social.
3. Marketing baseado em banco dados
As marcas coletam cada vez mais dados sobre seus clientes e usuários e tentam usar isso de uma forma inteligente. Não por acaso, a Apple comprou o Topsy no ano passado como forma de melhorar sua eficiência na mineração de dados. Em parte, também foi essa a razão pela qual o Facebook pagou US$ 19 bilhões pelo Whatsapp em fevereiro deste ano.
4. Fotos ganham força
As pessoas têm cada vez menos tempo a despender, uma vez que o volume de conteúdo é enorme. Nesse contexto, fotos se tornam uma excelente ferramenta de marketing, pois são capazes de transmitir informações pontuais de forma rápida e palatável.
5. Integração de social media com negócios
Oito em cada dez empresas têm uma equipe dedicada a social media. A tendência é de que em 2014 os esforços nesse sentido sejam mais integrados aos negócios das empresas, o que não ocorreu ainda.
6. Social data indicarão o futuro da inteligência de relacionamento
Dados coletados em redes sociais, campanhas online e outras formas de interação com o público serão cada vez mais usados para monitorar e engajar o público.
7. O online se une ao offline para conseguir engajamento
As marcas tendem a focar em ações que levem conteúdo do mundo online para o mundo real como forma de gerar real engajamento do público.∞