A ferramenta de envio de e-mails iContact fez em 2012 um levantamento dos dados de abertura de e-mails de sua vasta base de clientes. Conclusão:
- 83% dos e-mails são entregues;
- 20% dos destinatários abrem o e-mail;
- 5,2% clicam em pelo menos um link;
- 0,31% clicam na opção de cancelar o cadastro (opt-out).
Outra métrica que merece ser observada é o número de matérias da newsletter que recebem cliques superiores a 10% do total de aberturas. Se uma matéria receber esse percentual, está na média. Se forem duas ou mais, o resultado é excelente. Se nenhuma receber, é ruim.
Vejamos esses números aplicados a um exemplo. Suponha que você envie uma newsletter para mil pessoas. É esperado que:
- 830 recebam o e-mail;
- 200 abram o e-mail;
- 52 cliquem em um link;
- Pelo menos uma matéria receba mais de 20 cliques ― o que equivale a 10% dos 200 que abriram o e-mail.
Webinar
Estes e outros dados e conceitos relacionados a newsletters foram apresentados em uma webinar na quinta-feira (31). A apresentação está disponível para download no canal da Tracto no SlideShare.∞