Influenciadores e advogados de marca são importantes para empresas que busquem influenciar grupos de pessoas, especialmente em ambientes digitais como redes sociais. Mas há diferença entre eles, conforme apresentou Felipe Thomé, CEO e co-fundador da Vocatu, startup especializada em marketing de defensores, em webinar realizado no dia 21 em parceria com a Tracto.
Eis a diferença:
- Influenciador é alguém que, por meio de sua marca pessoal ou profissional, tem um grande número de seguidores ou audiência em seu blog e redes sociais — como Facebook, Twitter, Youtube e Instagram.
- Defensor de Marca é alguém apaixonado por um produto ou serviço, engajado com a marca, que a recomenda aos amigos, defende dos detratores e ajuda a espalhar a mensagem.
De acordo com a Forrester Research Inc., 18% das pessoas confiam em influenciadores enquanto 92% confiam em advogados de marca.
Influenciadores são definidos pelas seguintes características:
- Tamanho da audiência.
- Crescimento da audiência.
- Relação de curto prazo com a marca.
- Expectativa de recompensa financeira.
Já os defensores de marca são definidos por:
- Propensão a recomendar a marca.
- Disposição para ajudar amigos.
- Relação de longo prazo com a marca.
- Paixão pela marca.
Apresentação
Os slides da apresentação de Felipe Thomé estão disponíveis para consulta abaixo ou para download no canal da Tracto no SlideShare.∞