Antes de qualquer explicação, a resposta à pergunta do título deste post: não.
Content marketing é o método. Como tal, é composto de diversas táticas e ferramentas. Redes sociais são uma dessas táticas.
Para gestores, a diferença está no propósito. Content marketing tem foco em eficácia e redes sociais, em eficiência.
Eficácia é o alcance dos resultados corporativos. Eficiência é o bom uso das táticas. À alta direção de uma empresa privada, cabe fazer uma seguintes perguntas sobre as ações de marketing:
- Estão gerando vendas para a empresa?
- Estão cortando gastos da empresa?
- Estão retendo clientes na empresa?
E cabe ao profissional de content marketing responder sim a pelo menos uma delas. Ou seja, o foco será o resultado financeiro ― mais vendas ou menos custos em curto prazo; ou posicionamento e fortalecimento da marca em médio ou longo prazo.
Uma métrica muito usada para aferir o sucesso dos esforços do plano de content marketing é conhecida como ROI, uma abreviação de return over investment (retorno sobre o investimento). ROI, de forma simplificada, mostra a receita gerada para cada real investido em content marketing,. Para toda empresa privada, essa informação é vital.
Redes sociais têm foco na eficiência. Ou seja, no aspecto operacional: audiência, quantidade de fãs, nível de interação. Portanto, redes sociais fazem parte das táticas de algumas organizações, enquanto para as demais, acredite, são dispensáveis. O que sugere que nem toda empresa deva estar nas redes sociais.∞

Sobre o autor: Cassio Politi é fundador da Tracto. Implantou programas de content marketing em empresas do Brasil e em multionacionais. Autor do primeiro livro em língua portuguesa sobre content marketing, publicado em 2013, é o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. Desde 2016, é palestrante em eventos no Brasil e no Exterior, normalmente apresentando cases bem-sucedidos de seus clientes.