O número difundido mundialmente pelo próprio Facebook é este: uma publicação de marca alcança em média 16% dos fãs da página. É no termo “em média” que mora o problema. Quando se trata de média matemática, pode haver muitos resultados acima ou abaixo da média, gerando a falsa impressão de que aquele seja o resultado mais comum.
O alerta foi dado nesta segunda-feira (12) pela agência cearense Ação Digital. O infográfico “Alcance do Facebook Desvendado” foi publicado no blog da empresa e traz um número bem mais aplicável. O alcance varia de 2% a 47%.
Métricas
Outra abordagem interessante do infográfico responde a uma pergunta frequente: “afinal, qual a métrica mais importante para medir alcance no Facebook?”. A resposta mais comum sugere o PTA (pessoas falando sobre isso). Mas a Ação Digital sugere que seja o alcance da publicação. É aquele número que aparece logo abaixo de cada post. Fica visível para os administradores da fan page.
O argumento é simples um conteúdo existe para ser absorvido. Quanto mais pessoas visualizarem aquela publicação, maior o seu sucesso. O infográfico (veja abaixo) descreve detalhadamente o significado de cada tipo de alcance.
E o PTA? Bem, essa métrica diz respeito à intensidade do uso do Facebook e ao grau de interação ― que o Facebook forçou a barra quando batizou de engajamento. Não aparece no infográfico porque ele se ateve ao estudo do alcance. Mas pode, sim, contribuir fortemente para o alcance, principalmente quando alguém compartilha seu conteúdo.
Portanto, não se confunda: PTA diz respeito a nível de interação. Alcance diz respeito a audiência. Agora cabe a você, como gestor, adotar as métricas mais alinhadas aos seus objetivos de comunicação.∞
Sobre o autor: Cassio Politi é fundador da Tracto. Implantou programas de content marketing em empresas do Brasil e em multionacionais. Autor do primeiro livro em língua portuguesa sobre content marketing, publicado em 2013, é o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. Desde 2016, é palestrante em eventos no Brasil e no Exterior, normalmente apresentando cases bem-sucedidos de seus clientes.