Você tem uma fórmula para se definir o conteúdo que sua empresa aborda num plano de content marketing? Se tiver, não passe para ninguém. Não que ela seja valiosíssima. É que provavelmente não vai funcionar em outra empresa.
Muita gente já disse essa frase: não existe fórmula. Não existe mesmo. O trabalho como agência, consultoria e empresa de cursos de content marketing, tem reforçado aquilo que já se sabe: toda empresa é única.
Descumprindo a orientação que dei dois parágrafos atrás, vou passar aqui uma fórmula. Ou melhor, um modelo que começamos a usar há alguns meses, e que está dando certo. Chamamos de modelo porque, como tal, pode e deve ser adaptado a cada usuário.
Em linhas gerais, sua aplicação começa por conversas ou entrevistas com colaboradores de diversas áreas da empresa. O objetivo é entender o histórico, como fatos importantes que tenham rendido aprendizados.
Feita essa imersão, o passo seguinte é responder essas duas perguntas:
- Por quais temas os colaboradores são apaixonados? Que paixões os movem no âmbito profissional? Note que a pergunta não diz respeito aos produtos ou serviços, e sim às opções e preferências que levaram aqueles colaboradores a querer naquela empresa.
- Quais fatos escreveram a história da empresa? Para organizar essa informação, descreva cada fato identificando quatro elementos: desafios, ações executadas, resultados e o aprendizado.
Em posse das respostas a essas perguntas, será possível elaborar a lista de paixões e habilidades da empresa. A partir dessa lista, é mais fácil definir a linha editorial a ser adotada em blog corporativo, webinar, newsletters e outros canais de content marketing.∞

Sobre o autor: Cassio Politi é fundador da Tracto. Implantou programas de content marketing em empresas do Brasil e em multionacionais. Autor do primeiro livro em língua portuguesa sobre content marketing, publicado em 2013, é o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. Desde 2016, é palestrante em eventos no Brasil e no Exterior, normalmente apresentando cases bem-sucedidos de seus clientes.