Melissa Walthall, de 30 anos, foi presa nesta semana, em Mesquite, no estado americano do Texas, acusada de represália. Ela publicou em seu perfil no Facebook a foto de um policial cuja identidade era mantida em sigilo.
Há cerca de dois meses, o policial havia testemunhado contra George Pickens, de 34 anos. George é amigo de Melissa e está sendo acusado de envolvimento com drogas.
Foi George quem encontrou o perfil pessoal do policial na rede social. Ele e seu irmão chegaram a imprimir panfletos com o rosto do policial como forma de reagir ao testemunho.
A prisão de Melissa, na última segunda-feira (15), ganhou repercussão nos Estados Unidos. Hanni Fakhoury, advogado da Electronic Frontier Foundation, prevê o crescimento desse tipo de situação. Para ele, a popularidade das redes sociais dificulta a manutenção do sigilo. Ao SocialTimes, Fakhoury disse:
“Não quero ser exagerado, mas isso acontecerá mais e mais vezes. É uma questão de tempo. Estou esperando o primeiro site do tipo undercovercops.com (policialsobsigilo.com)”.
Leia mais sobre o caso no jornal Dallas News(em inglês).∞