Durante sua palestra sobre definição de métricas durante o Content Marketing Brasil 2014, a cofundadora da Contentools Emilia Chagas mencionou um método de gestão de objetivos, alinhados a indicadores-chave: o OKR. Trata-se de um sistema desenvolvido na Intel, nos anos 1970, popularizado pelo empresário John Doerr e adotado por empresas como Google, LinkedIn e Twitter.
O objetivo principal desta técnica, sigla para Objectives and Key Results é conectar equipes de uma organização por meio de metas. Sua estrutura é bastante simples:
- Defina entre três e cinco objetivos em sua companhia ou equipe. Eles devem ser ambiciosos, mas não impossíveis. A certeza de um indicador alcançado facilmente significa que o mesmo precisa ser reavaliado.
- Para cada objetivo, é preciso definir três ou quatro resultados mensuráveis, não mais do que isso. Eles podem se basear em crescimento, performance, lucro, engajamento, entre outros.
- Defina objetivos a cada trimestre e anualmente. Estes são checkpoints possíveis para avaliar os indicadores escolhidos.
- Um indicador-chave é representado por uma “graduação”. Na prática, é um número entre 0 e 1. Um bom indicador-chave, ambicioso o suficiente, pode significar que um número entre 0,7 e 0,8 indicam objetivos atingidos.∞
Leia também:
- Qual a diferença entre meta e objetivo?
- Desejologia: sem objetivos claros, método nenhum funciona
- Por que medir os resultados do Marketing de Conteúdo? (blog da Contentools)
- Uma definição de OKR (site da empresa Weekdone, em inglês)