Você sabia que existe uma ferramenta de automação de marketing — tipo Hubspot, SharpSpring ou RD Station —, mas de código aberto? Chama-se Mautic e tem custo infinitamente inferior a qualquer opção de mercado.
Um bom paralelo do Mautic é o WordPress, que em abril de 2016 era usado por 26% dos sites de toda a a internet, segundo a Manage WP. Ambos são simples assim: você baixa os arquivos gratuitamente e os instala no seu servidor. A partir daí, é só usar e personalizar livremente.
Do ponto de vista operacional, o Mautic se assemelha às principais ferramentas do mercado. Nos Estados Unidos, existem dezenas delas. As mais bem avaliadas, segundo o G2 Crowd, são Hubspot, Pardot, Marketo e Act-On. No Brasil, não há um ranking similar confiável, mas a RD Station parece ser a mais popular. Todas elas oferecem basicamente os mesmos recursos: landing pages, e-mail marketing, lead scoring, integração com CRMs e plataformas de redes sociais, entre outros.
Custos do Mautic
Por ser código aberto, o Mautic dispensa investimentos comuns, como adesão, treinamento e mensalidades. Apenas dois custos devem ser considerados.
O primeiro é a hospedagem. Servidores americanos capazes de garantir um bom desempenho para automação não custam mais do que US$ 5,00 por mês.
O outro é o disparo de emails em massa. Para empresas que possuam mailing relativamente pequeno, uma boa opção é o Sparkpost. Ele disponibiliza até 100 mil disparos de emails por mês gratuitamente, independentemente do tamanho da base. Há alternativas com limites gratuitos inferiores, como Amazon SES e MailChimp.
Comparação de preços
Considere primeiro um cliente que possua 10 mil leads cadastrados e que faça 100 mil disparos por mês. Isso equivale a disparar dez vezes emails para a base inteira. No Mautic, ele terá custo de hospedagem de US$ 5,00 mensais e nenhum custo de disparo de emails se usar o Sparkpost ou um equivalente. Serão portanto US$ 60,00 por ano — algo em torno de R$ 200,00 anuais pelo câmbio de fevereiro de 2017.
Se optar por ferramentas comerciais, ele terá de pagar a taxa de adesão e treinamento (set-up), além das mensalidades. Para essa mesma base, o custo anual será de aproximadamente R$ 9 mil por ano em uma ferramenta nacional e de R$ 16 mil a R$ 45 mil anuais em uma americana. Do segundo ano em diante, sem as taxas iniciais, esse custo cai entre 5% e 15%.
Para empresas com bases maiores, com por exemplo 100 mil leads, será preciso contratar o recurso pago de disparo de email. Esse custo, então, passará para algo em torno de R$ 4 mil anuais usando Mautic, R$ 23 mil usando uma ferramenta nacional e pelo menos R$ 65 mil usando uma internacional.
Pontos fortes do Mautic
Um recurso em destaque é o construtor de campanha. A sequência de emails após uma ação do lead é feita a partir de organogramas facilmente editáveis.
Matthew Deal, um blogueiro americano focado em marketing e design, publicou um post em que conta a experiência de 24 horas usando a ferramenta.
“Uma coisa que adoro é o campaign builder, que permite visualizar melhor os passos da campanha.”
Outros pontos fortes
Num fórum do Quora, foi lançada a pergunta “Como foi sua experiência com o Mautic?”. Entre as 12 respostas, os pontos positivos mais destacados foram:
- Usabilidade;
- Custo;
- Código-aberto;
- Hospedagem.
O item “hospedagem” refere-se ao fato de que o Mautic é instalado num servidor do usuário, e não do provedor de serviço. Em seu blog, o profissional de TI John Coonen aborda a segurança.
“Pode me chamar de ultrapassado ou paranóico, mas se tenho a opção de deixar todos os meus dados confidenciais (e dos meus clientes) à disposição de terceiros ou de guardá-los em um lugar seguro, eu opto pelo ‘seguro’.”
A maior vantagem talvez não afete o uso cotidiano, mas vai ser percebida ao longo do tempo. Por ser código aberto, melhorias e inovações do Mautic podem ser desenvolvidos por qualquer pessoa. Isso evita, inclusive, um problema frequente em ferramentas que fazem atendimento personalizado, forçando os usuários a recorrer a consultores via chat ou telefone. Como cobram por essas horas de suporte, muitas empresas não disponibilizam tutoriais em texto ou vídeo. No caso do Mautic, existem tutoriais em YouTube e sites, como este, feito por um entusiasta de open source chamado John Linhart.
Desvantagens do Mautic
O fato de o Mautic ser instalado em um servidor próprio pode aumentar a segurança, mas ao mesmo tempo demanda conhecimento razoável técnico para a instalação. E talvez algum conhecimento adicional em inglês, pois ainda há pouco material em português.
No mesmo fórum do Quora, os comentários destacaram como principal ponto fraco a inexistência de suporte. Por exemplo, quando há bugs, é preciso recorrer a comunidades online ou a tutoriais em texto ou vídeo, que ainda não são abundantes.
O WordPress hoje tem uma vasta comunidade para solucionar quase tudo, mas logo depois que foi lançado, em 2003, não havia muita gente para socorrer voluntariamente quem tivesse problema. Nesse aspecto, pode-se dizer que o Mautic é o WordPress de 14 anos atrás.∞
Sobre o autor: Cassio Politi é fundador da Tracto. Implantou programas de content marketing em empresas do Brasil e em multionacionais. Autor do primeiro livro em língua portuguesa sobre content marketing, publicado em 2013, é o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. Desde 2016, é palestrante em eventos no Brasil e no Exterior, normalmente apresentando cases bem-sucedidos de seus clientes.
Este artigo foi originalmente publicado em 13 de fevereiro de 2017 e vem sendo constantemente atualizado e enriquecido desde então.