Levar conteúdo para plataformas de vídeo on demand (VOD) e competir pela preferência do usuário com o que há melhor de produção de entretenimento é uma atitude para marcas bastante ousada. Pois este ano, a Chipotle, rede de comida mexicana dos Estados Unidos, e a Red Bull anunciaram a entrada no Hulu e na Apple TV, respectivamente.

Logomarca da Red Bull TV, disponível para Apple TV
A Chipotle, que arrebatou o grand prix na categoria branded content no Festival da Criatividade de Cannes, em 2012, produziu uma série de quatro episódios chamada “Farmed and Dangerous”, uma comédia sobre o agronegócio que estreou no Hulu neste mês. O conteúdo faz parte das estratégias de marketing da empresa, que tem enfatizado origem e preparo dos alimentos. Já a Red Bull levou a Red Bull TV, um canal de ação e esportes, para a Apple TV.
Há dois aspectos bastante interessantes que convergem para que movimentações como essa possam ser feitas no content marketing. Por um lado, existe a busca por conteúdo original e criativo por parte das plataformas de VOD, que precisam se diferenciar. Não basta oferecer ao consumidor conteúdos para serem consumidos a qualquer hora, em qualquer lugar e por qualquer dispositivo, é preciso agregar valor. Essa necessidade se traduz em oportunidade para as marcas antenadas e dispostas a investir. Por outro lado, a marca precisa estar bastante segura e ter aprendido bastante com os erros e acertos em produção de conteúdo para poder arriscar uma iniciativa ousada como essa. Chipotle e Red Bull têm se aventurado bastante no contente marketing, têm fôlego para novos passos.∞

→ Veja todos os artigos de Ana Carolina Barbosa na Tracto.