Diferentemente do que se pode supor, a prática que hoje conhecemos como spam não nasceu com a internet. Em maio de 1864, diversos políticos britânicos receberam um telegrama. Naquela época, esse era o meio mais usual de envio de mensagens urgentes.
Em vez de o anúncio de uma guerra, morte ou catástrofe, a mensagem trazia uma mensagem do dentista Messrs Gabriel, que oferecia seus serviços prestados à Rua Harley Street, número 27, em Londres. A mensagem informava que seu consultório estaria aberto de 10h a 17h até o mês de outubro.
Alguns dos destinatários da mensagem remeteram suas reclamações ao tradicional The Times. O jornal publicou as manifestações enfurecidas.
“Nunca tive qualquer contato com Messrs Gabriel e quero saber que direito ele tem de me perturbar com um telegrama que é simplesmente um meio de propaganda”, reclamava um deles. O que o jornal não percebeu é que, ao publicar a história, deu ainda mais publicidade ao dentista.
Essa foi, segundo o historiador Matthew Sweet, o primeiro caso de spam de que se tem notícia.
Sobre o autor: Cassio Politi é fundador da Tracto. Implantou programas de content marketing em empresas do Brasil e em multionacionais. Autor do primeiro livro em língua portuguesa sobre content marketing, publicado em 2013, é o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. Desde 2016, é palestrante em eventos no Brasil e no Exterior, normalmente apresentando cases bem-sucedidos de seus clientes.