O Linkedin tem 277 milhões de usuários ativos. Embora dê sinais de que se prepara para estimular o compartilhamento de conteúdo, seu posicionamento como rede social profissional já está consolidado. Recrutadores e head hunters usam a plataforma para contratar profissionais. Sem contar que o perfil no Linkedin costuma ter boa visibilidade nos resultados de busca orgânica do Google.
O canadense Kelvin Claveria (@kcclaveria)compartilhou no SlideShare uma apresentação que elenca dez dicas para quem usa ou pretende usar o Linkedin em busca de oportunidades profissionais. Traduzimos o material, que em pouco mais de um mês já teve mais de 83 mil visualizações, e acrescentamos algumas informações.
- Complete seu perfil. Quando você faz login na rede, aparece com destaque o botão “Melhore seu perfil”. Não o ignore.
- Use palavras-chave em seu perfil e em seu currículo. Elas o ajudarão a ser encontrado. Aponte suas habilidades e as ferramentas nas quais você tem experiência. Mencione clientes que já tenha atendido. Isso conferirá um bom posicionamento a você como especialista (ou interessado) nas suas áreas de atuação.
- Destaque seus principais projetos. Em seu perfil, crie links para os projetos em que atuou. Você pode, inclusive, compartilhar vídeos, imagens e apresentações, apontando sua função em cada um deles.
- Conecte-se apenas com pessoas que você conhece ou que conheceu um dia, como amigos, colegas de escola, colegas de trabalho ou pessoas que conheceu em eventos.
- Customize sua mensagem quando quiser convidar as pessoas. O Linkedin sugerirá um texto padronizado, mas convém criar sua própria versão.
- Publique consistentemente. Compartilhe conteúdo relacionado à sua indústria ou à sua empresa. Fazer postagens regularmente mantém você no radar dos outros.
- Mencione pessoas. Mas faça isso somente quando for apropriado.
- Verifique quem visualizou seu perfil. Use essa funcionalidade para descobrir mais pessoas com quem se conectar.
- Recomende pessoas. Não fique acanhado: recomende pessoas com quem trabalhou por suas habilidades. Da mesma forma, peça recomendação aos outros.
- Convide pessoas para conhecer você pessoalmente, como um café ou uma entrevista.
Veja abaixo a apresentação original de Klaveria (em inglês).∞
[slideshare id=32792724&doc=rock-linkedin-140326230707-phpapp02]