Vi há algumas semanas na Contently uma lista com blogs de startups que estão dominando a arte de desenvolver conteúdos que geram engajamento. Para uma empresa com poucos recursos, sem verba para grandes anúncios e compra de mídia, o conteúdo é excelente aliado para tornar os produtos e serviços conhecidos, fator fundamental para o crescimento de qualquer organização. Mesmo usando plataformas gratuita é preciso uma boa dose de criatividade e uma produção minimamente profissional para gerar engajamento. As startups estrangeiras se deram conta disso.
Gostei bastante de alguns blogs apontados na lista, como o “The Date Report”, de uma startup americana chamada HowAboutWe, voltada para união de casais. Eles abordam o universo dos encontros e da busca pelo par ideal de uma maneira divertida, sem cair na estupidez. Outro blog bem interessante é o da startup Good.co, especializada em melhorar a eficiência do processo de contratação das empresas, encontrando os profissionais que têm não só as habilidades necessárias para o cargo, mas compartilham os mesmos valores da companhia. Eles têm um blog que não foca no desenvolvimento de habilidades, mas na busca da felicidade e satisfação no trabalho.
Conheço pouco material de startups brasileiras. O único que sigo é o da Sappos, uma startup que constrói um guia da programação para a TV e aprimora as funções de segunda tela, permitindo com que as pessoas avaliem e comentem os programas. Eles dão algumas dicas de programação pelo Facebook e Twitter (@SapposComBr), mas nada demais. Não exploram o amplo universo de entretenimento que têm nas mãos como poderiam. Conhece algum material bacana de startup? Sugere aí para a gente analisar.∞

→ Veja todos os artigos de Ana Carolina Barbosa na Tracto.