O content marketing pode ser adotado por pequenas empresas de uma forma bastante econômica e criativa. O segredo é definir foco e audiência que, somados à criatividade e constância na produção, tendem a gerar bons resultados para os negócios. Um dos exemplos mais admiráveis de pequena empresa fazendo content marketing com poucos recursos é o Brechó Capricho à Toa, que fica na Vila Madalena, em São Paulo.
Ainda há no Brasil uma resistência à compra de roupas usadas. Também existe uma desconfiança sobre os lugares que praticam baixos preços. O Brechó Capricho à Toa encontrou uma solução criativa de driblar esses preconceitos e agregar valor aos produtos que tem em loja.
O blog conversa bem com outras plataformas, como Instagram (@caprichoatoa) e Facebook, mas não é só isso que eles fazem bem. Existe uma regularidade nas postagens, o que é importante na estratégia de conteúdo, mas o aspecto que destacaria no conteúdo é a maneira como ele explora o universo em que a marca está inserida, com dicas de moda, cobertura da São Paulo Fashion Week com uma seleção de peças similares que são encontradas na loja. Além disso, há montagens de looks completos desfilados pelas funcionárias do local.
Resumidamente, é um conteúdo honesto, bem produzido. Um pouco de investimento em fotos profissionais e design provavelmente deixariam o material mais atraente, mas essencialmente ele está bem resolvido. É um bom exemplo para inspirar pequenas empresas a explorar o conteúdo. Na próxima semana, vou falar sobre content marketing de startups.∞