O trabalho de construção de personas se faz basicamente a partir de entrevistas realizadas com clientes e possíveis clientes. Há, no entanto, outros pontos de observação do público. Um deles é o comportamento de compra do público ― sobretudo para empresas que vendam produtos ou serviços diretamente em seus sites. Um infográfico do Baynote compilou dados de comportamento pré-compra. Extraímos dele dez informações sobre como as pessoas agem internet.
- 89% das pessoas fazem buscas no Google antes de fechar uma compra.
- 62% daquelas que fazem uma busca na internet visitam um dos três primeiros resultados orgânicos (que não são pagos).
- 79% curtem ou seguem marcas nas redes sociais quando buscam informações sobre empresas, produtos ou serviços.
- Nos dois dias que antecedem a compra, um consumidor interage, em média, 4,3 vezes com a marca.
- 92% confiam em informações obtidas em earned media (conquistada sem investimentos financeiros, como anúncios) tanto quanto em recomendações de amigos.
- 70% dos consumidores confiam em reviews na internet.
- 86% são influenciados por comentários negativos.
- 63% usam seus smartphones para fazer buscas em sites antes de uma decisão de compra.
- Em 2012, 84% das compras eram feitas em lojas físicas. Em 2013, esse percentual caiu para 72%.
- Nos Estados Unidos, 39% das transações de compra on-line são feitas em dispositivos móveis.∞
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