As marcas não se animaram muito a produzir conteúdos relacionados à Copa do Mundo. Aparentemente, só as grandes e patrocinadoras da Seleção decidiram pegar carona no Mundial. Vimos o case Unimed na semana passada e agora é a vez do Itaú, que tem um material mais interessante a apresentar.
A série de documentários “Brasileiros de Coração” tem uma proposta muito interessante, que é documentar pessoas que têm um envolvimento emocional muito forte com a Seleção Brasileira de futebol e abordar como elas manifestam essa paixão. Serão no total dez episódios com cerca de quatro minutos cada, que são lançados no canal do banco no YouTube.
Os personagens são muito bons, têm histórias incríveis e transbordam emoção, o que é mais do que meio caminho andado para a produção dessa série. Entre eles, estão o roupeiro da seleção há mais de cinco Copas, Rogelson Barreto; Dona Lourdes, uma carioca que tem um galo chamado Fred em homenagem ao jogador da Seleção; e Ido Alhert, um radialista que comenta e leva informações sobre a seleção brasileira para uma pequena comunidade alemã no sul do Brasil.
Tudo é bastante apropriado na série, que tem produção impecável. A única coisa que atrapalha um pouco é que tem um tom publicitário demais, não exatamente na abordagem, mas na linguagem visual, o que faz com que os filmes percam um pouco em autenticidade, a melhor parte dos documentários.
Veja abaixo o primeiro vídeo da série, do torcedor José Renato, colecionador de documentos e publicações da Seleção Brasileira.∞

→ Veja todos os artigos de Ana Carolina Barbosa na Tracto.