
Mauro Peres, do MBA 60
Faça conteúdo compartilhando aquilo que você sabe, e não o que você vende. Essa premissa de content marketing pauta os vídeos de apenas um minuto de duração do MBA 60, que atende várias grandes marcas.
É um conhecimento prático e específico, num formato de fácil digestão. Um dos fundadores da empresa é Mauro Peres, que compartilhará seus conhecimentos no Content Marketing Brasil, em novembro, em São Paulo.
O MBA 60 recebeu neste ano aporte de R$ 1,2 milhão do fundo Inova Ventures Participações (IVP), que é formado por ex-alunos da Unicamp e por empresários do Harvard Angels, grupo formado por ex-alunos da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, que recentemente iniciou suas atividades no Brasil.
É sobre esse formato tão novo e eficiente que converso com Mauro no bate-papo a seguir.
Cassio Politi – Nos vídeos de 1 minuto produzidos pela MBA 60, as empresas não fazem oferta comercial. Como elas obtêm retorno?
Mauro Peres – Vídeo é atualmente um dos principais mecanismos de auto aprendizagem utilizados pelas pessoas. É fácil constatar isso. Se alguém quiser aprender a fazer pão de queijo, há uma grandíssima chance de ela ir ao Youtube e buscar um vídeo que explique. Uma empresa que ajude um cliente a aprender algo relacionado a sua área acaba proporcionando a ele um sentimento de gratidão e simpatia com a marca.
O princípio que o MBA 60 utiliza está muito alinhado aos conceitos de content marketing, tão difundidos e praticados nos Estados Unidos. Os executivos e empresários brasileiros já assimilaram o conceito?
O marketing de conteúdo não é um conceito muito difundido no Brasil ainda. A maioria das empresas ainda usa o modelo tradicional de comunicar suas ofertas ou produtos mostrando suas características e benefícios. Essa abordagem funciona cada vez menos nos meios digitais. Aos poucos, estamos vendo alguns “bandeirantes” do marketing de conteúdo despontando no mercado. Nós acreditamos que em dois ou três anos o conceito e a utilização de marketing de conteúdo amadurecerá muito por aqui.
Considerando as etapas de garimpar especialistas, produzir texto, gravar e editar o vídeo, quantas horas de trabalho consome uma apresentação de um minuto?
Fazer um vídeo de 1 minuto é muito fácil. Agora fazer um vídeo de 1 minuto que prenda a atenção e engaje a audiência, aí o buraco é mais embaixo. Nós gastamos de 6 a 8 horas de trabalho de uma equipe multidiciplinar.
Eu mesmo me aventurei a ensinar a criar pesonas num vídeo produzido pela MBA 60, que publiquei em agosto, aqui, na Tracto. Se tiver curiosidade, assista. Está na matéria intitulada “Compartilhando conhecimento em vídeos de um minuto“.∞

Sobre o autor: Cassio Politi é fundador da Tracto. Implantou programas de content marketing em empresas do Brasil e em multionacionais. Autor do primeiro livro em língua portuguesa sobre content marketing, publicado em 2013, é o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. Desde 2016, é palestrante em eventos no Brasil e no Exterior, normalmente apresentando cases bem-sucedidos de seus clientes.