Como pequenas empresas podem usar conteúdo visual e aumentar as conversões

Apresentar um conteúdo visual online incrível não está reservado para os tops de linha — empresas pequenas ou grandes podem usar a internet para dividir um conteúdo visual onlinebonito e, como resultado, aumentar suas conversões.

Pense nisto — o que as grandes empresas têm que as pequenas não têm?

Talvez elas tenham mais recursos ou seguidores online ou talvez tenham mais orçamento para gastar com propaganda e site. Entretanto, nada disto deve desencorajar você.

Então, qual é o segredo para as pequenas empresas?

Use ferramentas gratuitas para conseguir um grande conteúdo.
Você não precisa ter um orçamento grande para encontrar conteúdo visual e integrá-lo a seus canais de mídia social ou campanhas online. Há uma infinidade de ferramentas na web desenvolvidas para ajudar você a encontrar fotos, vídeos, apresentações, slides e muitos mais de graça.

Aproveite estes recursos quando incluir fotos ou infográficos em blogs ou posts nas redes sociais e economize tempo e dinheiro para construir um conteúdo visual que passe a mensagem da marca e de seus serviços. Em outras palavras, não gaste seu dinheiro com conteúdo visual genérico — invista seus esforços para criar um conteúdo único para que sua empresa brilhe diante das outras.

Compartilhe seu conteúdo competitivo
As grandes corporações competem com você nos mesmos campos quando se trata de presença online. Ambos têm chances iguais para atrair visualizações e ganhar conversões. Entretanto, grandes empresas frequentemente têm uma audiência maior e um maior número de seguidores em mídias sociais. Use isto para tirar vantagem e compartilhe o conteúdo do seu concorrente.

Como compartilhar o conteúdo de seu concorrente pode ajudar você? Ao dar o crédito devido, retuitando ou compartilhando um post do seu concorrência no Facebook, você pode atrair os seguidores dele e construir link building para impulsionar seu SEO.

Existe a chance de a concorrência ter seguidores que estarão interessados nos seus serviços, especialmente se você comunicar que pode oferecer a eles algo de valor que sua concorrência não pode. Então, se você vir um infográfico, um slidesshow ou uma apresentação online incrível, mesmo que seja de um concorrente, considere compartilhá-los para ajudar a sua audiência.

Utilize sua Landing Page para um conteúdo visual que comunica
O mais eficaz caminho para ganhar conversões é com uma estratégia de landing page. Para a maioria das empresas, isto significa usar uma mídia rica e de alta qualidade. Fotos e vídeos passam rapidamente confiabilidade e credibilidade de sua marca, mas encontrar um grande conteúdo visual não tem de aumentar seus custos de marketing online.

Na verdade, os melhores websites sabem que o importante não é incluir conteúdo visual, mas por que incluí-los.

Identifique seu público-alvo e crie a landing page que fala para esse grupo. Por exemplo, as pequenas empresas podem apresentar seus serviços exclusivos em um vídeo curto e informativo nas landing pages para mostrar aos visitantes o que os diferencia ou podem exibir fotos dos seus clientes satisfeitos com testemunhais para demonstrar sucessos do passado.

Saiba postar com discernimento
As empresas mais competitivas sabem que não basta dividir conteúdo visual de forma aleatória. Como todas as suas outras campanhas de marketing, discernimento é a chave.

Concentre seus esforços de modo a obter o maior retorno para seus esforços. Compartilhe fotos, vídeos e slideshows que importem e atraiam seu público para aumentar a probabilidade de engajamento.

Lembre-se da importância do design
O design é um aspecto poderoso ainda muito frequentemente esquecido no conteúdo visual. Como apresentar o conteúdo no seu site ou num post é simplesmente tão importante quanto o que você apresenta.

Pense sobre onde os olhos dos seus visitantes navegam e use um design inteligente para concentrar a atenção deles onde você quer. Por exemplo, o tipo de letra pode atrair os visitantes para seus call to action para aumentar as conversões. Você pode usar pop-ups com cores destacadas para atrair os olhos dos seus visitantes para as ofertas especiais ou para oportunidades de se cadastrar, de modo que haja maior probabilidade de eles perceberem vantagem em comprar ou se cadastrar.

Entenda como conteúdo visual leva ao aumento das conversões
Vou contar um segredo: você não publica uma foto grande ou uma apresentação e instantaneamente percebe as conversões aumentarem. Você precisa saber como o conteúdo visual conduz para que as conversões se efetivem.

Em primeiro lugar, o conteúdo visual engaja os visitantes porque naturalmente transmite imediata e sucintamente informações importantes. Quando aumentar as conversões, mostre, não conte. Use suas palavras quando você precisar elaborar, mas mostre ao seu público-alvo o que você tem para oferecer a eles e por que eles devem escolher você. Isto é momento em que o conteúdo visual vem a calhar. Isso pode prender a atenção do seu público e, ainda, comunicar os dados fundamentais de uma forma natural.

Aí é que está: não há desculpa para não usar conteúdo visual para ajudar no aumento de suas conversões. Quando se trata de web, tamanho nem sempre importa. O que importa é saber como utilizar melhor os recursos ajustados à sua corporação.∞


Tom More é o CEO e o fundador do site Slidely, uma ferramenta popular de criação de slideshows, vídeos e imagens.

→ A Tracto tem explícita autorização do Convince & Convert para traduzir e publicar seus artigos por meio de um convênio de conteúdo estabelecido entre as duas empresas.
 
→ Veja todos os artigos de Tom More publicados originalmente no Convince & Convert e traduzidos pela Tracto.
 

Texto originalmente publicado no Convince & Convert.