Em janeiro, fiz uma apresentação na iMasters, em um encontro chamado 7Masters, cuja proposta é juntar sete especialistas em um tema para falar sobre o assunto. O tópico era content marketing e a minha palestra foi sobre as expectativas do cliente em relação ao content marketing. Achei bacana a oportunidade de falar sobre o tema porque apesar de a Cabrun! ser uma agência jovem, já nos deparamos com diversas situações.
Minha apresentação foi gravada e está disponível aqui. Também criei um SlideShare para a Cabrun! e a ideia é atualizá-lo com frequência. Dê uma olhada e confire as ilustrações que o talentoso pessoal do Estúdio Ornitorrinco, nosso parceiro. Ficaram incríveis!
Vamos aos pontos:
1. Diferenciação do negócio
Nem o content market nem nenhuma outra ferramenta de comunicação é capaz de sozinha reparar uma tarefa que foi negligenciada no plano de negócios: estabelecer o diferencial do produto ou serviço.
2. Serviço barato
O desenvolvimento do content marketing no Brasil está muito relacionado à expansão das redes sociais. Criar um perfil é de graça, mas alimentar com bom conteúdo e construir audiência significativa neles, dá trabalho, exige qualificação e boa remuneração.
3. Espaço para falar o que quiser
O content market supõe uma revisão do processo de comunicação que virou padrão com a publicidade. Aqui, não importa tão somente o que a empresa quer falar, mas o que ela tem a falar que pode ser de interesse do público com o qual ela quer se comunicar.
4. Trabalho de médio/ longo prazo
Embora sirva com bons resultados para questões mais pontuais, o content market, é um trabalho de longo prazo. Mídias e audiências proprietárias de qualidade não se fazem do dia para a noite.
5. Tem que participar
As histórias da empresa geralmente estão com os donos. É um serviço que exige a participação ativa deles e/ou da equipe de marketing para se chegar em um nível adequado de customização. Não é uma atividade que ele pode simplesmente contratar e nem saber do prestador de serviço.∞
Ana Carolina Barbosa (@ana2302) é sócia e diretora criativa da Cabrun! (@cabrunconteudos), agência de content marketing especializada em conectar marcas e pessoas por meio da gestão de conteúdos. É jornalista, especialista em mídias institucionais e em branding. Tem expertise no mercado de mídia e entretenimento, tendo atuado em publicações voltadas para o mercado audiovisual.
→ Veja todos os artigos de Ana Carolina Barbosa na Tracto.