O Brasil ultrapassou o Japão e é agora o segundo colocado em número de usuários do Twitter. Os dados são da Semiocast, empresa francesa especializada em gestão de marcas. O Brasil tem 33,3 milhões de usuários contra 29,9 milhões do Japão. Os Estados Unidos permanecem no primeiro lugar (107,7 milhões).
Os japoneses, porém, são mais ativos: 30% de seus usuários postaram pelo menos um tweet entre setembro e novembro de 2011. Entre os brasileiros, o índice é de 25%. Isso explica o porquê de o Japonês ser o segundo idioma mais usado no microblog, ficando atrás apenas do Inglês. Os Países Baixos lideram no quesito participação, com 33% de usuários ativos. A média global é de 27%.
O estudo se baseia na análise de 383 milhões de perfis criados até 1º de janeiro de 2012.
Autor: Cassio Politi
Cassio Politi é autor de dois livros de content marketing. O primeiro ("Content Marketing – o Conteúdo que Gera Resultados") foi publicado em 2013. O segundo ("Content Marketing Masterclass") saiu em 2021. Em 2015, foi eleito pela Digitalks o profissional do ano em content marketing no Brasil. É, desde 2014, o único brasileiro a compor o seleto júri do Content Marketing Awards, o principal prêmio do mundo na categoria. Já prestou consultoria ou produziu conteúdo para empresas de variados portes no Brasil e na América Latina, incluindo multinacionais. Apresentou alguns de seus cases em eventos nos Estados Unidos. Está no Hall da Fama do Content Marketing World, em Cleveland, do qual participa anualmente desde 2012. Pela Tracto, já apresentou mais de 1.300 episódios de podcasts sobre variados temas para clientes de peso, como Itaú, Zoho, Robert Half, Sodexo e outros.