Poucas ferramentas são tão eficientes quanto o webinar para gerar uma real proximidade do público com a marca. Aquela que for capaz de entregar conteúdo útil por meio de um seminário online ganhará a confiança do público e passa a ser lembrada por ele.
Atrair pessoas para um webinar não é fácil mesmo sabendo que se trata de um evento gratuito. A geração de interessados se faz quase sempre por meio de convite por e-mail. Portanto, ter um bom mailing é o ponto de partida.
Mike Agron (@WebinarReady), do Web Attact, disse na semana passada que a maior parte dos inscritos vem de convites por e-mail. Poucos vêm de outras fontes variadas, como Linkedin, Google, link de site etc. É o que mostra o gráfico abaixo.
Para saber se sua comunicação por e-mail está eficiente, faça uma conta simples. Busque nos seus relatórios de e-mail o número de pessoas que clicaram no link que leva para a página de inscrição. Divida a quantidade de inscritos por esse número. O resultado dessa conta será o seu CTR (sigla de click thru ratio — taxa de cliques, em português). É esperado que você alcance CTR entre 15% e 30%.
Mas atenção: o desafio não termina quando se consegue um número relevante de inscritos. De cada dez pessoas que preenchem o formulário de inscrição, a expectativa é de que entre quatro e seis realmente compareçam.
Eventos noturnos são os que normalmente registram a menor conversão. Os períodos da manhã e da tarde são, portanto, os mais indicados.
Para minimizar a quantidade de ausentes em qualquer período, envie aos inscritos lembretes por e-mail, começando na véspera até momentos antes do início.
Apresentação
O conteúdo deste artigo foi tema do webinar realizado nesta terça (28). A apresentação está disponível para download gratuito no canal da Tracto no SlideShare.∞
Sobre o autor: Cassio Politi é fundador da Tracto. Implantou programas de content marketing em empresas do Brasil e em multionacionais. Autor do primeiro livro em língua portuguesa sobre content marketing, publicado em 2013, é o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. Desde 2016, é palestrante em eventos no Brasil e no Exterior, normalmente apresentando cases bem-sucedidos de seus clientes.