Aplicativo para identificar carros roubados é exemplo de utilidade em órgãos públicos

Ser útil é o nome do jogo em content marketing. O porquê já foi explicado no artigo “Sua marca não é fora de série; então, seja útil e converta audiência em vendas“. O conceito vale para órgãos públicos também. Garantir transparência e ampliar o alcance da comunicação é a missão da maior parte das áreas de comunicação dessas instituições. Mas algumas vão além do ofício.

Refiro-me especificamente ao Sinesp Cidadão, aplicativo lançado recentemente pelo Secretaria Nacional de Segurança Pública / Ministério da Justiça. Funciona assim: em seu smartphone ou tablet, você lança a placa de qualquer carro e descobre na hora se o veículo é roubado. Na semana passada, figurou na Apple Store como o programa mais baixado no Brasil e o 14º no mundo, com 400 mil downloads. São resultados expressivos.

Aplicativo contra roubo de carro 2Fiz um teste. Procurei no Google uma notícia qualquer de um carro que tivesse sido roubado ― o que, infelizmente, não é difícil encontrar no Brasil. O retorno é esse, que você vê ao lado. O Uno vermelho fabricado em 1996 foi roubado. Você também pode experimentar. O download é gratuito e está disponível para iOS e Android.

Esse tipo de informação facilita a vida de quem vai comprar um carro, por exemplo. Ou, ainda, permite que qualquer pessoa que desconfie de um veículo na rua faça a checagem e avise a polícia.

Colocar o banco de dados ao alcance das pessoas, ajudando-as de alguma forma: isso é ser útil.

Na semana passada, havíamos mostrado três exemplos de órgãos públicos dos Estados Unidos que produzem conteúdo útil. Vale a pena dar uma olhada neles também: http://tracto.me/3exorgp.

Cassio Politi

Sobre o autor: Cassio Politi é fundador da Tracto. Implantou programas de content marketing em empresas do Brasil e em multionacionais. Autor do primeiro livro em língua portuguesa sobre content marketing, publicado em 2013, é o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. Desde 2016, é palestrante em eventos no Brasil e no Exterior, normalmente apresentando cases bem-sucedidos de seus clientes.