Ser útil é o nome do jogo em content marketing. O porquê já foi explicado no artigo “Sua marca não é fora de série; então, seja útil e converta audiência em vendas“. O conceito vale para órgãos públicos também. Garantir transparência e ampliar o alcance da comunicação é a missão da maior parte das áreas de comunicação dessas instituições. Mas algumas vão além do ofício.
Refiro-me especificamente ao Sinesp Cidadão, aplicativo lançado recentemente pelo Secretaria Nacional de Segurança Pública / Ministério da Justiça. Funciona assim: em seu smartphone ou tablet, você lança a placa de qualquer carro e descobre na hora se o veículo é roubado. Na semana passada, figurou na Apple Store como o programa mais baixado no Brasil e o 14º no mundo, com 400 mil downloads. São resultados expressivos.
Fiz um teste. Procurei no Google uma notícia qualquer de um carro que tivesse sido roubado ― o que, infelizmente, não é difícil encontrar no Brasil. O retorno é esse, que você vê ao lado. O Uno vermelho fabricado em 1996 foi roubado. Você também pode experimentar. O download é gratuito e está disponível para iOS e Android.
Esse tipo de informação facilita a vida de quem vai comprar um carro, por exemplo. Ou, ainda, permite que qualquer pessoa que desconfie de um veículo na rua faça a checagem e avise a polícia.
Colocar o banco de dados ao alcance das pessoas, ajudando-as de alguma forma: isso é ser útil.
Na semana passada, havíamos mostrado três exemplos de órgãos públicos dos Estados Unidos que produzem conteúdo útil. Vale a pena dar uma olhada neles também: http://tracto.me/3exorgp.

Sobre o autor: Cassio Politi é fundador da Tracto. Implantou programas de content marketing em empresas do Brasil e em multionacionais. Autor do primeiro livro em língua portuguesa sobre content marketing, publicado em 2013, é o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. Desde 2016, é palestrante em eventos no Brasil e no Exterior, normalmente apresentando cases bem-sucedidos de seus clientes.