A origem do nome de 15 marcas de redes sociais e serviços online

Os nomes de plataformas e aplicativos são rapidamente incorporados pelos seus usuários. Rapidamente, transformam-se em marcas e até em sinônimos de suas funcionalidades. Mas nem sempre se presta atenção ao significado deles nem se conhece a origem dos nomes. Selecionamos, então, 15 marcas que fazem parte do cotidiano da comunicação online.

Nome O que é Origem do nome
Bing Motor de busca O nome foi desenvolvido pela Microsoft de forma técnica, com base em pesquisas, como focus group. O nome Bing foi escolhido por ser curto, fácil de memorizar e lembrar a palavra “Bingo!”.
Blog Site de atualização As primeiras versões se chamavam “web log” (registro diário na rede). Os criadores brincaram com o nome, modificando-o para “we blog” (algo como ‘nós blogamos‘), de onde surgiu o termo.
Facebook Rede de relacionamento Os livros de fotos de turmas de escola, faculdade e cursos em geral são os ‘facebooks’. O nome inspirou a rerde social.
Flickr Armazenamento de imagens e vídeos “Flicker” significa tremular, algo comum em fotos amadoras.
Os fundadores, porém, não conseguiram comprar o domínio flicker.com. Então, optaram o extrair a letra e.
Google Motor de busca O número 1 seguido de cem números 0 é, em matemática, chamado de “googol”. Isso inspirou os criadores do Google, que queriam fazer alusão
a uma grande quantidade de resultados.
ICQ Sistema de mensagem instantânea A pronúncia das três letras em inglês soa parecido com “I seek you”(“Eu procuro você”)
Instagram Rede de compartilhamento de imagens O nome é uma mescla de “Instant camera” (câmera instantânea) com “telegram” (telegrama).
MSN Sistema de mensagem instantânea O nome MSN era a abreviação do portal Microsoft Networks, que emprestou o nome ao comunicacor.
Orkut Rede de relacionamento O criador da primeira rede social a se massificar no Brasil foi o
engenheiro turco Orkut Büyükkökten, que batizou o projeto com seu primeiro nome.
Pinterest Rede de compartilhamento de imagens “Pin” é, em inglês, aquele alfinete usado para fixar papéis em
quadros de avisos. E “interest” significa interesse. Pinterest é, portanto, a junção desses dois nomes, que tem total relação com o funcionamento do site.
Twitter Microblog Os criadores primeiro pensaram em “twitch” (estremeção, em inglês). Mas não tinha apelo comercial. Vasculhando o dicionário, encontraram “Twitter” (algo similar a “tagarelar”).
WhatsApp Sistema de mensagem instantânea via mobile “What’s up?” em inglês é uma expressão informal, algo como “o que está havendo?” ou “o que está rolando?”. E “App”, que soa similar a “up”, é a abreviação de “application” (aplicativo).
Webinar Evento online O nome nada mais é do que a glutinação das palavras “web” e “seminar”. Seria o equivalente a seminário na rede. Alguns autores usam a lógica em português, adotando o nome webinário.
Yahoo! Serviços online diversos No livro “As Viagens de Gulliver”, yahoos são seres selvagens. Foi em alusão a esses personagens que o nome foi adotado.
YouTube Serviços de compartilhamento de vídeo Antes da era digital, os enormes televisores de tubo foram a tecnologia predominante. Quando lançado, o site fez um jogo com as palavras “you” (você) e “tube” (tubo).
Métricas de Mídias Sociais, Content e Inbound Marketing | Master Class | 9 de dezembro | São Paulo Saiba mais
Content Marketing Brasil: conteúdo incrível, online e gratuito! Inscreva-se