Se você nunca ouviu, ainda vai ouvir de alguém a seguinte instrução: “mantenha sempre uma área de comentários abaixo de seus textos“. Mas por que eu deveria abrir espaço para comentários? “Porque hoje é preciso gerar interação com o público“.
Não caia nesse raciocínio enlatado.
Comentários podem, sim, trazer os benefícios da colaboração coletiva, que é deliciosamente enriquecedora. Acontece que o tiro pode sair pela culatra. Em vez de contribuições ricas em informações e argumentos consistentes, você corre o risco de ver a futebolização da sua área de comentários ― achismo, fanatismo, agressão.
Responder as cinco perguntas a seguir ajudará você a tomar uma decisão bem embasada sobre ter ou não um fórum depois do seu último parágrafo.
1. Qual o seu objetivo?
Essa pergunta vem se tornando um mantra do planejamento de content marketing. É muito comum o profissional escolher plataformas e táticas sem que um foco tenha sido pré-determinado. O que, afinal, você deseja com a área de comentários? Contribuições? Debates? Relacionamento? Audiência via plugin do Facebook? Não siga adiante sem ter essa decisão muito bem definida. Se você concluir que não há objetivos ― apenas modismo ―, simplesmente abra mão da área de debates.
2. Alguém vai comentar?
Não confunda audiência com número de comentários. Em todos os sites e portais em que trabalhei, ou para os quais prestei consultoria, a lógica é rigorosamente a mesma. O número de comentários é um indicador do grau de emoção que o texto foi capaz de gerar ― polêmica, humor, revolta etc. Não tem correlação com audiência. Por isso, pode acontecer de sua área de comentários ficar sempre vazia, mesmo que você tenha boa audiência.
3. Seu público está preparado?
Você cria conteúdo, pesquisa, apura, edita, publica. Aí vem um dono da verdade e, com base apenas em suas convicções, contesta tudo. Opina e sentencia, como se estivesse no boteco falando da rodada do fim de semana passado. Muitas pessoas agem assim especialmente quando não têm nenhum conhecimento técnico sobre o tema. Ou, o que é pior, são tão agressivas na defesa de suas posições que afugentam os bons comentaristas. Resultado: a área de comentários esvazia ou fica repleta de conteúdo pobre. Portanto, observe e avalie cuidadosamente o perfil comportamental de seus leitores. Vale até fazer um teste: inaugure a área de comentários disposto a eliminá-la se o nível das conversas não estiver de acordo com a sua expectativa.
4. Você conseguirá monitorar?
Se os comentários forem publicados livremente, caberá a você monitorá-los ― nas redes sociais, inclusive. Pode haver comportamentos inadequados, como ofensa ou SPAM. Se optar por moderá-los, será preciso estar atento aos alertas de novas colaborações para que elas não demorem a ir ao ar. Então, avalie: você (ou sua equipe) tem braço suficiente para cumprir essa tarefa o tempo todo?
5. Você alcançou o objetivo?
Volte ao tópico 1 e avalie continuamente se o objetivo traçado lá no começo foi alcançado. Se sim, siga em frente. Caso contrário, não hesite em eliminar a funcionalidade.
Lembre: sua obrigação é gerar conteúdo de qualidade, útil, verdadeiro, leal. Convidar os leitores para participar é opcional.
Sobre o autor: Cassio Politi é fundador da Tracto. Implantou programas de content marketing em empresas do Brasil e em multionacionais. Autor do primeiro livro em língua portuguesa sobre content marketing, publicado em 2013, é o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. Desde 2016, é palestrante em eventos no Brasil e no Exterior, normalmente apresentando cases bem-sucedidos de seus clientes.