Um estudo do Prestige Marketing, do Canadá, quis saber quem, afinal, clica em banners. Criado em 1994, o primeiro formato de publicidade online anda em baixa. É o que mostram as 15 conclusões a que chegou o estudo:
- Pessoas com mais de 55 anos estão mais propensas a clicar em banners.
- 58% dos internautas com idade entre 15 e 24 anos já clicou em um anúncio.
- 71% dos internautas com curso superior clicaram em pelo menos um anúncio nos últimos seis meses.
- 59% dos internautas nível básico de educação (ou inferior) clicaram em pelo menos um anúncio nos últimos seis meses.
- Das pessoas que clicam num banner, 39% o fazem ou porque viram um produto no qual já estavam interessadas ou porque o anúncio as fez ganhar interesse em um novo produto.
- A taxa de cliques em um banner na internet é de 2,1%.
- Facebook está envolvido em um IPO de US$ 100 bilhões e seu negócio é essencialmente baseado em anúncios em banner.
- Em campanhas pagas, uma empresa gasta em média de US$ 0,25 a US$ 0,55 por clique.
- 31% dos internautas só querem clicar em anúncios quando estão animadas ou interessadas em dar atenção a eles.
- 31% têm medo de que seu comportamento online vá ser rastrado.
- 46% receiam que os pop-ups ocupem toda a sua tela.
- 54% não confiam na maioria dos anúncios online que veem.
- 57% têm medo de receber SPAM dos anunciantes.
- 58% dizem que anúncios em banners não lhe são relevantes.
- 61% não querem se distrair.
Os dados foram compilados e publicados no infográfico abaixo.∞