Uma pesquisa realizada pela Adobe revelou que, diferentemente do que se pensa, a publicidade em mídias offline continua em alta, pelo menos na preferência dos consumidores. Os formatos favoritos ainda são revista e TV.
A rejeição ao formato online se traduz em adjetivos. Os entrevistados podiam atribuir uma ou mais qualidades à publicidade online. Os mais citados foram irritante e dispersa.
Metade das pessoas que têm conta em redes sociais já curtiu a fan page de uma empresa, mas adoraria que houvesse também o botão dislike (algo como repugnar). Só 3% comprariam um produto apenas porque viram no Facebook que um amigo o comprou. Mas 29% delas dariam uma olhada no produto adquirido pelo amigo.
O estudo confirmou que storytelling é o formato mais atraente. Diversas frases foram testadas e o ato de contar histórias apareceu como o preferido pelo maior número de pessoas.
Realizado nos Estados Unidos, o estudo da Adobe ouviu 1.000 consumidores comuns e 250 profissionais de marketing. Os resultados apresentados nesta matéria levaram em consideração somente as respostas dos consumidores. O relatório da pesquisa intitulada The State of Online Advertising está disponível no formato PDF (em inglês).∞