Artigo de Andy Crestodina originalmente publicado pelo Content Marketing Institute, dos EUA.
Assim como uma empresa evolui, marketing também evolui. De uma simples presença digital para um content marketing de pleno direito, empresas caminham passo a passo para estágios específicos. Pense nisso como evolução de marketing.
Eis aqui um guia para prover energia à evolução do seu content marketing. Trata-se também de um checklist das ferramentas e adaptações que voce precisa fazer para conduzir seus esforços de conteúdo para o próximo nível.
Presença
Você está online. Seu site inclui todos os detalhes sobre o que você faz e por que o faz. Estes são os atributos básicos de que você precisa para criar uma presença sólida.
- O sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS): seu site é fácil de atualizar graças a ferramentas como WordPress, Mighty-Site e Drupal.
- Noções básicas de otimização de pesquisa: um site precisa ser construído com o conceito de pesquisa em mente, ou talvez nunca consiga ficar bem classificado nos resultados das buscas. Assim, nesta fase, sua pesquisa por frase-chave já foi conduzida e o conteúdo da página está alinhado às frases mais bem ranqueadas nas pesquisas. Seu site tem tags, título, cabeçalhos e links adequados para as buscas. Aspectos técnicos também estão em jogo, incluindo redirecionamentos, arquivos robots.txt , sitemap.xml etc.
- O formulário de contato: seu site tem um formulário ? e não apenas um link de email ? que os visitantes possam preencher para obter informações. Pode ser um formulário curto, simples, com uma resposta automática configurada no e-mail, o que torna possível o uso de rastreamento…
- Analytics: Tráfego e conversões estão sendo rastreados. Metas para acompanhar conversões estão estabelecidas, e o tráfego vindo de computadores de dentro do seu escritório é filtrado. Isto definirá os alicerces para todos os futuros avanços de marketing.
Leve em conta: Cada um desses componentes deve estar presente antes de começar a próxima etapa de sua evolução ? que é publicar!
Publique
O grande salto. Você está descendo das árvores e está pronto para passar para o content marketing. Veja como você vai evoluir.
- Blog: O seu site é agora mais do que um catálogo online; é uma plataforma para publicação. Chame-o de canal de notícias, pronunciamentos, comentários, colunas ou apenas “uma reflexão nossa”, o seu site tem um blog, e você está empenhado em postar nele consistentemente.
- Frase-chave: Gradualmente, à medida que escreve mais, você aprende a alinhar temas com frases-chave. Você se concentra em temas e frases que as pessoas estão procurando e que não são muito disputadas.
- Comentários: Seu blog é um espaço social. Os posts são a faísca do diálogo. Os leitores comentam e você responde. Sistemas de comentários, como Livefyre e Disqus, estão ajudando a manter a conversa ativa.
- Autoria no Google: Cada post é marcado e ligado ao perfil do Google+ do autor. Mesmo que os autores não sejam usuários ativos do Google+ , a autoria ainda funcionará e fotos do perfil aparecerão nos resultados de busca. Se o blog tiver apenas um autor, isso só precisa ser feito uma vez! Configurar a autoria no Google deve ser uma prioridade desde o início.
Leve em conta: Esta fase é crítica. Você está começando a desenvolver as habilidades e disciplina necessárias para ser um profissional de content marketing mais avançado. Partir para a prática é um pouco assustador no começo. Mas se você não fizer isso, nunca vai se mover além do marketing primitivo.
Promova
Uma vez que você já está publicando conteúdo, você pode imediatamente mover-se para a era da promoção. Você está pronto para usar ferramentas que vão além do seu site. Você está pronto para e-mail marketing. Você está pronto para promover o seu conteúdo.
- Templates de e-mail marketing: ?O modelo combina com a aparência geral do seu site. É fácil enviar usando um provedor de serviços de e-mail (ESP) como MailChimp , AWeber ou Constant Contact. Os relatórios facilitam o controle de aberturas e cliques, mas o acompanhamento não para por aí…
- Google URL Builder: ?Você está colocando tags nos links de campanhas de e-mails para o seu site usando o URL Builder do Google. Isso permite que, no Analytics, você segmenta o tráfego vindo de campanhas de e-mail. Agora você pode ver como os visitantes que clicam através de seus e-mails estão engajados com o site.
- Assinatura de newsletter: ?Conforme evolui, você precisa continuar ampliando seu alcance por meio do crescimento do seu mailing. Talvez seja necessário adaptar o seu site, atualizando o formulário de inscrição para receber e-mails. O formulário se inscrição é um dos maiores fatores para o crescimento lista.
Leve em conta: O seu conteúdo não pode evoluir no vácuo. Então, certifique-se de que você tem as ferramentas necessárias para ajudar o público a descobri-lo.
Você agora está publicando, promovendo e mensurando. Você é um profissional de content marketing legítimo, mas ainda é um pouco primitivo, e está pronto para avançar para a próxima fase.
Engaje
Você está agora em pé, movendo-se mais rápido, vendo mais longe. Nesta etapa, a sua empresa está estabelecendo ativamente conexões úteis por meio da mídia social. Aqui estão as suas novas ferramentas essenciais:
- Networking online: Você está encontrando pessoas relevantes no Twitter e no LinkedIn, e desenvolvendo habilidades de pesquisa. Quando possível, transfira a conversa para o e-mail, telefone e reuniões presenciais para fortalecer essas conexões.
- Promoção social: À medida que o network e a influência crescem, tuítes e posts começam a direcionar tráfego real. Aos poucos, você está aprendendo quais redes lhe dão os melhores resultados. Com o foco, vem a eficiência.
- Agendamento: Você está usando o HootSuite ou TweetDeck para agendar os tuítes com antecedência, o que ajuda você a fazer mais com menos esforço.
- Ferramentas de monitoramento social: Graças a ferramentas como Sprout Social e SocialBro, você não está apenas plenamente consciente das conversas ao seu redor, você está fazendo parte dela também. Novos temas estão sendo descobertos. As perguntas estão sendo respondidas on-line, e você é hiperconsciente de como você e seus concorrentes são percebidos.
Leve em conta: Quando social torna-se parte do seu DNA, tanto marketing de busca quanto e-mail marketing se tornam mais eficazes. Você está usando a rede social para encontrar oportunidades convites para outros blogs. Você está construindo uma comunidade de blogueiros e parceiros, e está unindo seus esforços para criar e promover o conteúdo como uma equipe.
Integre
No estágio final da evolução, você está conectando seus sistemas de marketing aos seus sistemas de vendas. (Pessoalmente, não estou evoluído ainda neste aspetco.) Aqui, o marketing está sendo integrado a todas as partes do seu negócio.
- Automação de marketing: Por fim, as ferramentas estão aí para ajudar você a gerenciar lides comerciais (possíveis clientes) desde a sua primeira visita até o fim do processo de vendas. Sistemas integrados, como HubSpot, Salesforce e Marketo, mostram informações detalhadas de cada contato (por exemplo, quais e-mails eles abrem? Quais páginas visitam?) .
- Integração com e-commerce: Para as empresas que vendem produtos, integração de e-commerce sincroniza o seu site com inventário, ERP e sistemas de contabilidade em tempo real.
- Rompendo silos: Conteúdo e contatos são compartilhados entre as equipes envolvidas em vendas, marketing, atendimento ao cliente e relações públicas. Reuniões estão cheias de sugestões como: “Talvez devêssemos fazer um artigo sobre tal tema” e “Você pode considerar contatar esse cara.”
Leve em conta: Você agora é um organismo de content marketing altamente evoluído. Por isso, é justo que você promova as suas mais apuradas habilidades de sobrevivência em toda a sua empresa, a começar pela união de marketing e vendas em um ser avançado.
Sobrevivência do mais apurado conteúdo
Enquanto seus concorrentes ainda caçam, coletam e caminham como primatas, você evoluiu. Você está cultivando campos de conteúdo, construindo estradas conectadas e estabelecendo-se em novas terras e tópicos.
Quanto seu marketing é evoluído? Será que você progrediu nesta ordem? Tem um truque evolucionário que omitimos aqui?∞
Com sede em Cleveland, nos Estados Unidos, o Content Marketing Institute é um das mais respeitadas instituições especializadas em content marketing no mundo. Organiza anualmente o Content Marketing World, evento que planeja reunir 2.500 profissionais de 40 países em 2014. A Tracto é sua parceira de mídia no Brasil.
→ A Tracto tem explícita autorização do Content Marketing Institute para traduzir e publicar seus artigos por meio de uma parceria estabelecida entre as duas empresas.
→ Veja todos os artigos de autoria do Content Marketing Institute publicados pela Tracto.