Faz um tempo já que criei uma conta no Tumblr só para ficar observando a plataforma, lendo sobre ela para conhecê-la melhor e tenho ficado muito surpresa com as infinitas possibilidades dela. É uma pena que ainda não seja tão explorada no Brasil, mas acho que algumas marcas poderiam começar a fazer testes por lá e explorar o conteúdo visual de maneira bem humorada. O formato mais comum é a fotografia, mas vídeos, Gifs e ilustrações também são bastante usados. O importante é que a empresa encontre o formato ou os formatos e o tom capaz de engajar o público e gerar interações.
De acordo com o Digiday, o Tumblr, comprado pelo Yahoo! por U$ 1,1 bilhão tem uma média de 29 milhões de visitantes únicos por mês e uma capacidade de dar sobrevida às postagens maior do que outras plataformas. Enquanto nas redes mais usadas como Facebook e Twitter quase 100% das interações acontece nas primeiras horas após a postagem, no Tumblr, cerca de 29% dos compartilhamentos acontece até 30 dias depois das postagens. Para marcas que querem construção de longo prazo pode ser uma boa escolha.
Detalhes importantes: primeiro, é preciso investir na qualidade das imagens. Fotos feitas com iPhone ou iPad só se forem do naipe dessas que a Disney solicitou a um grupo de fotógrafos pautados para registrar com esses e outros equipamentos mais potentes os momentos mais mágicos que eles encontrassem pela frente nos parques. Como nas outras redes sociais, é preciso monitorar e interagir, compartilhar material de seguidores que tenham a ver com as suas estratégias ou estimular a audiência com isso. O Tumblr do Game of Thrones, por exemplo, compartilha produções de usuários sobre a série. Outro ponto essencial: é preciso ter criatividade. Veja o Tumblr da General Mills sobre cereais e como eles exploram o produto em imagens das mais diversas formas.
Podcast
Ferramentas visuais foram um dos temas que o Cassio Politi, da Tracto, e eu abordamos na edição #3 do podcast Content Marketing Brasil. Ouça abaixo a íntegra da nossa conversa. Ouça abaixo.
Ana Carolina Barbosa (@ana2302) é sócia e diretora criativa da Cabrun! (@cabrunconteudos), agência de content marketing especializada em conectar marcas e pessoas por meio da gestão de conteúdos. É jornalista, especialista em mídias institucionais e em branding. Tem expertise no mercado de mídia e entretenimento, tendo atuado em publicações voltadas para o mercado audiovisual.
→ Veja todos os artigos de Ana Carolina Barbosa na Tracto.
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