O que é conteúdo inteligente?

Uma das tendências do content marketing que será cada vez mais discutida é o conteúdo inteligente. Mas, afinal, o que é conteúdo inteligente?

Ann Rockley, CEO do Rockley Group e consultora desse conceito para empresas da América do Norte, Europa e Ásia, o define da seguinte forma:

“Conteúdo inteligente é um conteúdo estruturalmente rico, categorizado semanticamente e, portanto, automaticamente encontrável, reutilizável, reconfigurável e adaptável.”

Em outras palavras, trata-se da produção de conteúdo em um ambiente livre de formatação prévia e preparado para ser aproveitado várias vezes, em vários canais, em vários tamanhos — e de forma automática. O objetivo é aumentar a produtividade de quem produz conteúdo, economizando o trabalho de edição manual de um mesmo material para múltiplas plataformas.

Participei de um workshop no Content Marketing World, em Cleveland, nos Estados Unidos, conduzido por Ann, Scott Abel (Content Wrangler) e Charles Cooper (The Rockley Group). Eles apresentaram as cinco características do conteúdo inteligente. São elas:

  1. Modular: o conteúdo é desenhado para ser reutilizado. É flexível e pode ser remixado.
  2. Estruturado: pode ser lido não só por humanos mas também por computadores. É preciso ser marcado de forma semântica usando, por exemplo, tags como <title>, <teaser>, <pull_quote>, <short_version> e <long_version>.
  3. Reutilizável: o conteúdo aparece automaticamente no formato em que for requerido.
  4. Livre de formato: não deve haver formatação prévia, de forma que o conteúdo possa ser mapeado para qualquer canal. O pensamento não é de “mobile first”, “web first” ou “print first”. O pensamento é “content first”.
  5. Rico em semântica: isso inclui metadados que descrevem o conteúdo. Computadores usam metadados ricos em semântica para localizar conteúdo relevante necessário para se construir produtos de conteúdo customizado.

Não por acaso, o Content Marketing Institute comprou em 2014 a Intelligent Content Conference, evento em Las Vegas que pertencia a Scott Abel.∞

Cassio Politi

Sobre o autor: Cassio Politi é fundador da Tracto. Implantou programas de content marketing em empresas do Brasil e em multionacionais. Autor do primeiro livro em língua portuguesa sobre content marketing, publicado em 2013, é o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. Desde 2016, é palestrante em eventos no Brasil e no Exterior, normalmente apresentando cases bem-sucedidos de seus clientes.