Um pouco depois de testar a ação da Hellmann’s no WhatsApp com o whatscook, encontrei um tuíte da Tesco convidando para conhecer o Tesco Meal Planner, que tem como proposta ajudar as pessoas a organizarem um calendário de refeições de acordo com os seus gostos e restrições. O usuário pode escolher quais refeições ele gostaria de receber (café da manhã, almoço e jantar) e ainda escolhe suas restrições e preferências. É possível indicar, por exemplo, se é vegetariano, se come peixe, se tem intolerância ao glúten ou à lactoseA iniciativa, destaca a Tesco, não só ajuda o usuário com a dieta adequada como também facilita a vida na hora das compras, o ponto que interessa bastante à rede.
A Tesco já tinha um grande portal de conteúdos, o Tesco Real Food, com milhares de receitas e, acredito, quando eles tinham uma base de conteúdos ampla o suficiente que tornou possível o projeto dos cardápios personalizados, bastando algum investimento em TI.
A Inglaterra produz cases incríveis de content marketing e lá, mais do que os materiais de outras nacionalidades com os quais me deparo, parece que as marcas confiam mesmo no potencial do conteúdo e não há economia em produção. No portal Real Food, todas as receitas são acompanhadas de fotos maravilhosas, textos bem trabalhados e explicativos e todo um projeto de programação capaz de fazer os cruzamentos. Há receitas em vídeo e a navegabilidade é realmente agradável.
Um ponto interessante é que a Tesco por ser uma rede de supermercados tem um universo infinito de assuntos e produtos a explorar, diferente da Hellmann’s.
Uma coisa que eu notei, é que nas receitas, eles citam os ingredientes sem associá-los ás marcas, nem mesmo às marcas próprias (private labels), o que os deixa muito livres para explorar várias possibilidades. Para quem curte esse mundo do marketing de conteúdo, esse é um projeto que vale a pena conhecer.∞

→ Veja todos os artigos de Ana Carolina Barbosa na Tracto.