Newsjacking: o que é e como aplicar?

Newsjacking: o que é e como aplicar?

by Tracto junho 01, 2012
Newsjack: o que é e como aplicar

Newsjacking, e-book de David Meerman Scott

Você já ouviu falar em Newsjacking? Esse é o nome que profissionais de Comunicação dos Estados Unidos dão ao conteúdo que aproveita a manchete do momento para ganhar audiência. Isso pode ser feito em um site, blog, perfil em redes sociais ou em outras plataformas web.

O nome é esculhambado ― pois tem origem num programa de sátira da TV norte-americana ―, mas as técnicas são eficientes. Por isso, foram reunidas no e-book Newsjacking. O estrategista de marketing David Meerman Scott, autor do livro, afirma que qualquer pessoa pode tirar proveito da prática:

“Se você for inteligente o suficiente para reagir às notícias quentes de forma rápida, gerando conteúdo em um blog, tuíte ou alerta de mídia que possua a palavra-chave do momento, você será premiado com a bonança da atenção da mídia”.

O livro eletrônico apresenta no gráfico abaixo o ciclo de vida de uma notícia. E aponta o momento exato para o “newsjacker” agir, que é o intervalo entre as primeiras manchetes e a agitação dos jornalistas apurando informações adicionais.

Newsjacking: o que é e como praticar

Na prática
Em linhas gerais, o roteiro básico de Newsjacking prevê três etapas:

  1. Encontrar notícias adequadas, no momento certo;
  2. Formular uma estratégia em tempo real;
  3. Lançar seu conteúdo.

Um artigo de Scott está disponível (em inglês) no site Web In Know.∞

Related Articles