Você já ouviu falar em Newsjacking? Esse é o nome que profissionais de Comunicação dos Estados Unidos dão ao conteúdo que aproveita a manchete do momento para ganhar audiência. Isso pode ser feito em um site, blog, perfil em redes sociais ou em outras plataformas web.
O nome é esculhambado ― pois tem origem num programa de sátira da TV norte-americana ―, mas as técnicas são eficientes. Por isso, foram reunidas no e-book Newsjacking. O estrategista de marketing David Meerman Scott, autor do livro, afirma que qualquer pessoa pode tirar proveito da prática:
“Se você for inteligente o suficiente para reagir às notícias quentes de forma rápida, gerando conteúdo em um blog, tuíte ou alerta de mídia que possua a palavra-chave do momento, você será premiado com a bonança da atenção da mídia”.
O livro eletrônico apresenta no gráfico abaixo o ciclo de vida de uma notícia. E aponta o momento exato para o “newsjacker” agir, que é o intervalo entre as primeiras manchetes e a agitação dos jornalistas apurando informações adicionais.
Na prática
Em linhas gerais, o roteiro básico de Newsjacking prevê três etapas:
- Encontrar notícias adequadas, no momento certo;
- Formular uma estratégia em tempo real;
- Lançar seu conteúdo.
Um artigo de Scott está disponível (em inglês) no site Web In Know.∞