Dispositivos móveis não são mais uma tendência. São realidade. Isso significa que você, como profissional de comunicação ou marketing, em algum momento precisará considerar a adequação de seu conteúdo a smartphones ou tablets.
O gráfico abaixo mostra a quantidade de smartphones vendidos trimestralmente entre 2009 e 2013.
No Brasil, foram vendidos 35,6 milhões de smartphones em 2013, o que corresponde a 3,2% do total de vendas no mundo todo.
Esse crescimento em âmbito global coloca o mobile no terceiro lugar entre os dispositivos mais populares. Fica atrás somente de televisão e de telefones celulares sem funcionalidades relacionadas à internet.
Estima-se que hoje a internet já seja mais acessada por mobile do que por laptops e desktops. Isso inclui especialmente o uso de aplicativos. O resultado é uma movimentação gigantesca.
Eis o que acontece em todos os dispositivos móveis do mundo em apenas um dia:
- 189 milhões de Apps são baixadas.
- 370 milhões de pessoas acessam o aplicativo do Facebook.
- 76 milhões acessam o aplicativo do Twitter.
- 80 milhões de horas de vídeo são vistos no YouTube.
- 191 bilhões de e-mails são enviados ou recebidos.
- 27 bilhões de mensagens de SMS são enviadas.
- 12 bilhões de ligações são feitas.
- Cada aparelho é checado, em média, 40 vezes.
Alguns dados sobre os hábitos são curiosos. Por exemplo, três em cada quatro norte-americanos levam seus celulares para o banheiro.
Esse crescimento acentuado se reflete também no acesso a sites na web. É o que mostra o gráfico abaixo, que compara o número de páginas acessadas por mobile em maio de 2013 e no mesmo mês de 2014.
Perceba que os números da América do Sul são comparáveis aos de América do Norte, Europa e Oceania. A navegação por smartphone e tablet na Ásia e na África é relativamente maior.
Brasil
Em 2013, foram vendidos 8,4 milhões de tablets no País. O crescimento foi de 157% em comparação com 2012. Especificamente no último trimestre de 2013, foram 3 milhões, superando pela primeira vez a venda total de notebooks no País.
Há hoje 272 milhões de linhas móveis ativadas. Isso significa que existem mais celulares do que brasileiros. Há, ainda, 140 milhões de assinaturas de internet móvel, sendo que 7 em cada 10 são planos que incluem pacotes 3G. No primeiro trimestre de 2014, houve 1,8 milhão de assinaturas de planos de 4G.
A classe C é hoje composta de 108 milhões de pessoas. Em 2012, 8% possuíam um smartphone. Em 2013, eram 17%.
Créditos
Os dados coletados nesta matéria são de autoria do KPBC em seu canal no SlideShare, pelo The 60 Second Marketer no infográfico intitulado The Golden Age of Mobile (A Era de Ouro do Mobile, em português) e pelo site Brasil Link.∞