Li no começo do ano um artigo da Forbes sobre como o SlideShare tem se tornado importante para o content marketing. Ainda não tinha me deparado com um case interessante de marca brasileira e resolvi buscar os exemplos que o artigo mencionava para ter uma ideia melhor de como as marcas têm usado a plataforma.
Um dos cases citados é o do The Palms Hotel and Spa, em Miami Beach. Eles têm uma série de apresentações destacando os benefícios do estabelecimento e apresentando o espaço de eventos, como festas de casamento e conferências profissionais. Embora essa seja uma plataforma mais B2B, o hotel o usa para promover suas facilidades para o público final também, com apresentações que se parecem a brochuras, só que com alcance global. O slide de apresentação do hotel, que teve upload feito em maio de 2011 tem mais de 3 mil visualizações.
Acertos:
- Mostre mais e fale menos;
- Corte os excessos;
- Introduza o tema de imediato;
- Fale sobre um assunto relevante no momento e apresente soluções;
- 45% das apresentações do SlideShare têm entre 10 e 30 slides com uma média de 24 palavras por slide;
- Aumente as visualizações embedando a apresentação no seu blog ou site.
Erros:
- Não utilize imagens manjadas de banco de imagens;
- Não se esqueça de que está a serviço dos interesses de uma audiência;
- Não use muitas palavras para dizer coisas que podem ser simplificadas;
- Não tente se promover.
O SlideShare está longe ainda de ser uma rede muito usada no content marketing, mas vale a pena ficar de olho e entender os potenciais da plataforma. Nos próximos posts, vou falar sobre outras redes ainda pouco usadas, mas com potencial, como Pinteret, Tumblr e Instagram para o B2B.∞

→ Veja todos os artigos de Ana Carolina Barbosa na Tracto.