A Apple comprou nesta semana o Topsy Labs, ferramenta de monitoramento do Twitter, por US$ 200 milhões. Os motivos da aquisição não foram explicados oficialmente, mas é possível extrair dos especialistas norte-americanos as razões mais plausíveis.
Primeiro é preciso entender o que há de tão especial no Topsy.
O Twitter abriga entre 400 e 500 milhões de novas postagens por dia. O Topsy é uma das três empresas que têm acordo com o microblog para acessar o Fire House, nome dado a todo o acervo (de 2006 até hoje) e comercializar pedaços desse enorme banco de dados. Essa condição permitiu ao Topsy levantar mais de US$ 30 milhões em investimentos.
O motivo mais imediato para a aquisição, segundo o The Wall Street Journal, é o uso dos dados no aprimoramento do Siri. Trata-se do aplicativo dos produtos Apple capaz de orientar as pessoas oralmente sobre quase tudo ― direções, dúvidas pontuais, locais etc. É uma espécie de Google por voz.
Para Azeem Ahzar, fundador do Peerlindex, os sete anos de tuítes poderão ser usados para melhorar outros serviços, como Apple Store e iTunes Music Store.
Ross Rubin, analista da Reticle Research, vê ainda mais possibilidades. O acompanhamento de cada linha do que se publica no Twitter permitirá à Apple perceber tendências e, com isso, desenvolver aplicativos que se antecipem ainda mais às necessidades das pessoas.
Em uma de suas reportagens sobre a aquisição, o The Journal lembrou que o iTunes Radio já tem integração com o Twitter Music, o que mostra a sinergia entre os dois serviços.
Guerra de gigantes
As possibilidades para a Apple são muitas. Mas a grande motivação por trás da negociação talvez seja a competição acirrada com o Google. Kristin Huguet, porta-voz da Apple, se limitou a fazer esse sintético pronunciamento:
“A Apple compra pequenas empresas de tecnologia de tempos em tempos, e normalmente nós não discutimos nossos propósitos ou planos”.
De fato, no mês passado a empresa já havia comprado o PrimeSense, desenvolvedora do Xbox Kinect, o videogame comandado por movimentos do corpo, e não mais por controles físicos.
Pode ser que, de fato, seja apenas mais uma aquisição de rotina. Porém, ao que tudo indica. a Apple caminha para o mercado de marketing analytics. A briga com o Google vai esquentar.∞

Sobre o autor: Cassio Politi é fundador da Tracto. Implantou programas de content marketing em empresas do Brasil e em multionacionais. Autor do primeiro livro em língua portuguesa sobre content marketing, publicado em 2013, é o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. Desde 2016, é palestrante em eventos no Brasil e no Exterior, normalmente apresentando cases bem-sucedidos de seus clientes.