Participei na semana passada de um webinar do on24, empresa americana que desenvolve uma ferramenta para webcasts e webinars. Anualmente, ela apresenta um guia útil e aplicável, que traz as melhores práticas e alguns números que servem como benchmark.
Mas o que me chamou a atenção foram resultados de duas enquetes realizadas durante a apresentação.
Na primeira, a pergunta foi: Para qual finalidade você atualmente utiliza webinars?. Como se pode observar no gráfico abaixo, geração de demanda ou marketing foi a opção mais votada. Superoutreinamento e certificação, que antes liderava.
A segunda pergunta que me chamou a atenção foi o percentual de conversão. A questão é saber quantos, de cada 100 inscritos, realmente participam de um webinar gratuito. Mais da metade consegue conversão superior à média global, que é de 42%.
Desde que adotamos essa ferramenta na Tracto, em junho de 2012, nosso percentual tem sido de 48%. Vejo que a maioria também consegue alcançar a média ou superá-la. Bom sinal, não?∞
Sobre o autor: Cassio Politi é fundador da Tracto. Implantou programas de content marketing em empresas do Brasil e em multionacionais. Autor do primeiro livro em língua portuguesa sobre content marketing, publicado em 2013, é o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. Desde 2016, é palestrante em eventos no Brasil e no Exterior, normalmente apresentando cases bem-sucedidos de seus clientes.