Você já deve ter ouvido sentenças do tipo “os impressos estão mortos”. Ou constatações de que assessoria de imprensa vai hoje muito além do contato com jornalistas. Ou você talvez já tenha entrado em discussões sobre a possível derrocada do Facebook.
Afinal, o que pensam os jornalistas sobre essas crenças?
Reunimos dez afirmações e pedimos a 700 profissionais de comunicação que apontassem se concordam com elas ou se discordam delas.
Eis o que resumidamente pensam os profissionais de comunicação do Brasil.
- Assessoria de imprensa não é mais a principal atividade de comunicação corporativa.
- Para uma empresa fazer uma boa comunicação, não basta ter uma fan page no Facebook.
- Blog corporativo é forte em outros países, mas não pegou no Brasil.
- As mídias sociais não vão substituir os veículos de comunicação.
- Um assessor de imprensa eficiente faz um trabalho qualitativo em vez de enviar releases por e-mail para uma grande quantidade de jornalistas.
- Empresas precisam produzir conteúdo útil para seus públicos.
- Os veículos de comunicação impressos não morreram.
Outras afirmações dividem os profissionais:
- A maior parte (52%) acredita que o Facebook não esteja em fase de declínio no Brasil. Mas 39% acham que a rede social esteja começando a entrar na fase decadente.
- 52% acreditam que jovens agências digitais entendam de novas mídias, mas não de comunicação. Essa opinião é mais acentuada entre os profissionais com mais de 50 anos de idade do que entre aqueles que não chegaram aos 30.
- 43% entendem que redações sejam dependentes do material de assessoria de comunicação, mas 53% entendem que não.
Download da apresentação
O relatório da pesquisa foi apresentado num webinar nesta terça-feira (25) e está compilado em um e-book, cujo download gratuito pode ser feito pelo endereço abaixo.
http://tracto.me/crencas2014

Sobre o autor: Cassio Politi é fundador da Tracto. Implantou programas de content marketing em empresas do Brasil e em multionacionais. Autor do primeiro livro em língua portuguesa sobre content marketing, publicado em 2013, é o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. Desde 2016, é palestrante em eventos no Brasil e no Exterior, normalmente apresentando cases bem-sucedidos de seus clientes.