Não há dúvida de que a internet de forma geral e as mídias sociais especificamente tornaram o mundo um lugar menor.
Podemos ir ao Twitter, ao Facebook, ao YouTube e a outras redes para ver em primeira mão os eventos globais em tempo real — e não minutos ou dias mais tarde, como na mídia tradicional —, sejam os protestos da Primavera Árabe, a bênção do Papa ou os show de nossos artistas favoritos.
Vídeos e YouTube desempenham um grande papel em social media marketing
Debaixo desta supertendência de mídias sociais como uma força global de notícias e comunidade, está uma subtendência de como recursos visuais, e não apenas palavras, estão dominando a esfera digital. Especialmente vídeos.
No Rival IQ, vemos dezenas de milhares de empresas chegando por meio do nosso sistema e, há um ano, quase 100% delas configuraram suas contas com uma URL de site tradicional. Durante o ano passado, no entanto, vimos um número crescente de “entidades” usarem seus canais do YouTube como sua “homepage” ou URL principal.
Claramente, o YouTube (e outros canais visuais, como o Instagram) está desempenhando um papel cada vez mais importante nas mídias sociais, especialmente se você estiver mirando nos consumidores. E, francamente, a forma como você está mirando nos consumidores com idade entre 15 a 35 deveria ser uma parte automática de sua estratégia de marketing.
Os vídeos que mais engajam no YouTube são globais, divertidos e emotivos
Consultamos nosso banco de dados em busca dos 50 vídeos mais atraentes do YouTube no Rival IQ (o que significa que um usuário criou um panorama que inclui o canal no YouTube).
Os resultados validaram duas coisas: uma é que a geração do milênio domina as ondas de rádio. A segunda é que o mundo é, afinal, realmente pequeno.
O conteúdo de vídeo social que está ganhando corações e mentes das pessoas ao redor do globo é pessoal, não corporativo ou político, e, geralmente, engraçado, mas, às vezes, reconfortante.
Os vídeos vencedores vieram de canais do YouTube que reúnem dezenas de milhões de visualizações, incluindo um gamer e comediante sueco, uma boy band de Aussie, uma empresa de jogos, um homem que se autodenomina um mágico, uma empresa que ajuda você a aprender línguas estrangeiras, um festival de música de três dias com música electrónica europeia e uma série de vídeo que combina rap e história.
Os 5 vídeos do YouTube que mais engajam no Rival IQ
Vamos nos aprofundar nos vídeos que mais engajam no YouTube e, em seguida, olhar para além dos vídeos, para o que essas pessoas e organizações estão fazendo para construir uma forte comunidade em mídia social.
1. Tomorrowland 2012 Official Aftermovie: com mais de 116 milhões de visualizações, esse vídeo ainda está ganhando o mundo como uma tempestade. Tomorrowland 2012 é parte de uma incrível série do festival musical.
2. PewDiePie A Funny Montage: com mais de 56 milhões de visualizações e quase um milhão de likes, este é apenas um de literalmente dezenas de vídeos do PewDiePie, que estão ganhando a batalha pelo espectador do YouTube.
E quem é PewDiePie? Como diz seu canal no YouTube: “Sou apenas um cara da Suécia que gosta de rir e fazer outras pessoas rirem. Compartilho momentos de game no YouTube com os manos!”.
Você pode se inscrever no canal para “tornar-se um mano“. E os manos estão claramente gostando disso.
A Wikipedia o chama de “Celebridade do YouTube” — mostrando a ascensão de um novo gênero de celebridade. Ele também ganhou vários prêmios, incluindo o Mais Popular Show Social de 2013 o prêmio de Escolha Adolescente para Estrela da Web na categoria Gaming.
3. Epic Rap Battles of History: Barack Obama vs Mitt Romney: ok, tenho de admitir que este é o meu favorito. Sim, eu amo rap, e esses caras são brilhantes na maneira de contar uma história e tecer uma história real com rimas histéricas. Embora esse vídeo não seja classificado como adequado para todas as idades, eles descobriram como trazer a história para o povo. Este vídeo específico tem cerca de 95 milhões de visualizações e 700.000 likes.
Vou alertar você de que, uma vez que você começar a assistir, será difícil parar.
4. Five Seconds of Summer: She Looks So Perfect: vou admitir que estou tendo dificuldade em distinguir uma boy band da outra. No entanto, dê crédito a esses quatro jovens australianos , uma vez que o seu vídeo e álbum de estreia, “Ela parece tão perfeita”, está dominando o YouTube.
Com mais de 72 milhões de visualizações e quase 700.000 likes, esse vídeo subiu ao topo apenas nos últimos seis meses. Enquanto seu canal, 5SOSVEVO, tem menos de 2 milhões de assinantes, seus vídeos estão recebendo opiniões e likes de todo o mundo.
5. Um sem-teto consegue uma casa pelo Magic of Rahat: Este é uma história dramática maravilhosa. O Magic of Rahat ganhou surpreendente fama social por postar o que parecia ser um vídeo inócuo sobre a doação de bilhete de loteria premiado a um sem-teto. O vídeo se tornou viral no YouTube, no Reddit e em meios de comunicação on-line. Este último vídeo mostra o Magic of Rahat, que se intitula o Mago Prankster, fazendo o oposto de uma brincadeira de mau gosto, reencontrando o mesmo sem-teto para mostrar-lhe a sua nova casa, que foi paga pelos milhares de dólares doados por pessoas que assistiram ao primeiro vídeo.
Agora, vamos dar uma olhada nos canais do YouTube por trás desses vídeos e ver o que podemos aprender sobre as melhores práticas de engajamento e social media.
Melhor Prática #1: Faça uma abordagem multicanal social
Essas celebridades do YouTube não estão usando YouTube sozinhas para atingir os seus fãs e construir uma comunidade forte. Como podemos ver abaixo, cada um desses canais também tem presença em pelo menos quatro outras redes sociais. No Rival IQ, acompanhamos seis redes, e o único lugar em que as estrelas do YouTube não têm perfil é o LinkedIn.
É importante pontuar que, se você for uma empresa business-to-business (B2B), o LinkedIn é essencial.
Melhor Prática #2: priorize as redes sociais baseado em sua comunidade-alvo
Enquanto esses usuários podem ter uma presença em todas as cinco redes, eles provavelmente não têm uma presença ou um nível de atividade igual em todas elas. A realidade é que é difícil fazer 5 ou 6 redes sociais funcionarem bem. Priorize os canais com base em onde seus concorrentes e sua comunidade já estejam engajados.
Para ter uma noção da ênfase dessas diferentes redes, analisei um gráfico mostrando uma audiência social agregada. Nele, você pode ver duas coisas: primeiro, PewDiePie está arrasando em comparação com os outros perfis nesse cenário. Segundo, como parte de nossa avaliação multi-canal, podemos ver que o Facebook é também um importante canal para a maioria destes, seguido por Twitter e Instagram.
Quando nos aprofundamos nos canais, também podemos ver que a disputa por popularidade varia. No Facebook, Tomorrowland, na verdade, leva mais likes, acompanhado de perto pelo 5SOS.
As estrelas do YouTube e suas equipes descobriram como aumentar a sua presença no YouTube para obter seguidores e engajamento em vários canais sociais. Uma boa lição para todos nós, já que temos de ser multi-canais e, ainda, com uma abordagem de marketing integrada ao nosso marketing de mídia social.
Melhor Prática #3: publique consistentemente nos seus canais prioritários
Não é suficiente apenas “mostrar-se” nessas redes sociais,você precisa ter certeza de que você está postando conteúdo de forma consistente. Como podemos ver no gráfico Social Activity dos últimos 30 dias, essas personalidades estão postando frequentemente em Twitter, Facebook e YouTube.
Neste caso, enquanto o PewDiePie tem a maior audiência social, o 5 Seconds of Summer é o mais ativo, especialmente no Twitter e no Facebook.
Vejamos um pouco mais de perto ambas as redes para vermos especificamente a freqüência com que o 5 Seconds of Summer e outros estão postando. Podemos ver que o 5 Seconds of Summer é realmente ativo no Twitter, com média de 14 tuítes por dia. Isso se compara ao número médio de tuítes que vejo regularmente em outras marcas, que estão em algum ponto entre 5 e 10.
Esse grupo deve saber que tem um forte público-alvo no Twitter.
No Facebook, a atividade é ainda mais enviesada pelo 5SOS, com a banda postando quase 7 atualizações por dia no Facebook. A maioria das páginas chega a cerca de 1 ou 0,5 postagem no Facebook por dia, que é exatamente o que vemos nos outros perfis.
Meu palpite é que podemos ver um grande aumento na atividade do Tomorrowland durante o festival atual; por isso, seria interessante verificar o período de 26 a 28 de setembro e ver com o que a atividade deles se parece.
Melhor prática #4: Criar e Publicar conteúdo envolvente
Claramente, esses cinco perfis aprenderam como criar conteúdo incrivelmente engajador no YouTube, mas o que eles estão fazendo nas outras redes sociais para ganhar o envolvimento de suas comunidades?
Vimos nas métricas acima que o PewDiePie está ganhando em números gerais de audiência, e o 5 Seconds of Summer está executando as principais atividades, mas quem está ganhando no engajamento fora do YouTube e que tipo de conteúdo estão postando?
O 5SOS está ganhando a batalha pelo engajamento no Facebook. Foram avaliados os top 50 posts ao longo dos últimos 30 dias, e a boy band conquistou 48 dos 50 pontos, com o PewDiePie arrebatando dois dos 50 melhores posts.
À medida que nos aprofundamos nesses top 50 posts, podemos ver que cada um recebe números surpreendentes de engajamento — mais de 200 mil likes, compartilhamentos e comentários. Ambos jogam com as suas respectivas comunidades, com o 5SOS postando fotos dos membros da banda, enquanto as atualizações do PewDiePie são simples e falam com os manos.
Melhor prática #5: Alavanque conteúdo enquanto o adapta a cada canal social
Um dos erros básicos que muitas empresas ou personalidades cometem é não alavancar conteúdo em diferentes canais sociais, fazendo, ao mesmo tempo, com que o conteúdo seja relevante e adequado para cada rede.
Por exemplo, já sabemos que esses canais obtiveram engajamento impressionante no YouTube para o conteúdo de vídeo. Para ganhar esse engajamento no YouTube, eles promovem esses vídeos em outros canais. Mas eles também criam conteúdo exclusivo e relevante para cada rede.
Por exemplo, vimos acima que o 5SOS posta fotos dos membros da banda e simples atualizações várias vezes por dia no Facebook, realmente atraindo seus fãs. O PewDiePie, ao contrário, achou que atualizações simples, sem fotos, funcionam melhor para o seu público.
Enquanto tópicos podem ser semelhantes entre si e dependem uns dos outros, o conteúdo específico deve variar de acordo com o que funciona em cada canal. Você pode descobrir o que funciona melhor comparando o seu conteúdo ao dos seus concorrentes ou de outras empresas de sucesso em seu mercado para vislumbrar o engajamento em cada canal.
Por exemplo, você pode ver aqui que, ao mesmo tempo em que algumas das fotos e tuítes são semelhantes ao que o 5SOS publica no Facebook, elas também criaram conteúdo exclusivo e relevante para o Twitter, como a estratégia de engajamento por retuíte — “RT por um seguidor”.
É sua vez de se tornar uma celebridade no YouTube
Ok, talvez não.
Mas você e suas empresas podem aprender como criar não apenas conteúdo de vídeo inspirador, que receba a atenção do seu público, mas que também estenda o engajamento para outras redes sociais. Não é preciso uma tonelada de dinheiro para fazer se espalhar pela mídia social. No entanto, tenho certeza de que todos esses perfis diriam a você que é necessário trabalho duro, consistência e divulgação constante para a sua base de fãs.
Todos estes canais começaram com apenas um vídeo e um post. Então, pare de postergar. Faça sua pesquisa competitiva de mercado, defina a sua estratégia social, crie algum conteúdo inicial forte e lançe!
Então, aprenda com o que você e os outros fazem como forma de manter e construir presença social e engajamento da comunidade.
Este artigo foi originalmente publicado em inglês no site do Convince & Convert.
Margaret Dawson é diretora de marketing da Rival IQ, uma empresa de software digital de análise de marketing. Ela é uma experiente empreendedora e intraempreendedora, com iniciativas e equipes bem sucedidas conduziram várias start-ups e empresas ao ranking Fortune 500. Antes da Rival IQ, foi vice-presidente de marketing de produto e Cloud Evangelista na divisão de computação em nuvem da Hewlett-Packard. Ela é uma autora frequente e palestrante sobre temas como computação em nuvem, big data, segurança, mulheres na tecnologia e convergência de tecnologia e negócios.
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