Como se comportam os decisores de empresas quando compram serviços de tecnologia? Essa foi a pergunta feita pela agência SterlingKlor, do Canadá, que ouviu 2.000 tomadores de decisão de empresas com esse perfil. São, portanto, empresas B2B (business to business) que contratam algum tipo de serviço de tecnologia.
O estudo indica que 92% usam sites especializados como a principal fonte de informação durante o processo de decisão. Em seguida, aparecem o site da possível fornecedora (60%) e as revistas impressas especializadas (58%).
O resultado da pesquisa reforça o conceito de que empresas B2B devam ter um forte trabalho de produção de conteúdo aliado a uma boa relação com a mídia especializada em seu setor. Mas os esforços de comunicação não param por aí.
Mais da metade dos entrevistados afirma que procura nas redes sociais referências sobre suas possíveis fornecedoras, como informações sobre o produto, reviews e respostas aos clientes. A presença adequada em social media é, portanto, levada em consideração.
A maioria dos decisores (75%) usa pelo menos dois dispositivos móveis ― como smartphones e tablets. Quatro em cada dez já compraram estimulados por anúncios em mobile ou, pelo menos, clicaram nele. Os gráficos internet móvel estão em crescimento acelerado, bem como a diversidade de tarefas que cada vez mais migram da web para smartphones e tablets. A tendência é de que esses números continuem crescendo nos próximos anos.
Fechando o conjunto de táticas que podem impactar em vendas, estão os vídeos online. A pesquisa mostra que 46% compraram um produto depois de terem assistido a um vídeo online dele. Quando não compram, 72% fazem uma busca online pelo produto e 54% visitam o site da empresa.
Os dados reforçam estudos de content marketing, que indicam a eficiência de vídeos para posicionamento e conversão.∞