O Maximize Social Business coletou dados sobre o Instagram em diversas fontes e os publicou em um post recentemente. Traduzimos e reorganizamos as informações em 12 tópicos.
- O Instagram foi lançado em outubro de 2010. Em apenas três anos, alcançou 150 milhões de usuários ativos. Entre as redes sociais, o ritmo de crescimento é inferior apenas ao registrado pelo Google+. É maior, portanto, do que Twitter e Facebook.
- Seis em cada dez usuários são de fora dos Estados Unidos. Não por acaso, suas funcionalidades são traduzidas para 25 idiomas.
- 57% dos usuários acessam a plataforma todos os dias, sendo que 35% o fazem mais de uma vez por dia. Em média, um usuário gasta 257 minutos por mês nela.
- 17% dos internautas adultos têm uma conta na plataforma. Para efeito de comparação, 18% usam Twitter.
- Desde o lançamento, 16 bilhões de fotos já foram publicadas. Atualmente, o ritmo é de 55 milhões de novas fotos por dia.
- A cada segundo, há 8.500 likes e 1.000 comentários. Calcula-se que o nível de interação seja 15 vezes maior do que o do Facebook.
- Em dispositivos móveis, metade dos usuários usa Android e metade, iOS (da Apple).
- O filtro mais popular é o Normal (“No Filter”), presente em 50% das fotos. Em seguida, aparece o Valencia (6%).
- A hashtag mais popular é #love (amor, em inglês). De cada dez fotos, oito incluem pelo menos uma hashtag.
- Mais de 1.300 marcas consideradas grandes têm conta no Instagram. As 50 mais populares têm, em média, 722.000 seguidores. A líder global é a Nike.
- As marcas postam, em média, 5,5 vezes por semana. 54% promovem suas fotos por meio do Facebook.
- De cada dez marcas, nove já compartilharam pelo menos um vídeo na plataforma. Mas o uso de vídeos ainda é baixo. Eles correspondem a apenas 6% do total de posts.∞