A fast fashion sueca H&M está em uma onda de sustentabilidade e, para promover a linha Conscious e Conscious Exclusive, com peças feitas de seda e couro orgânicos, lançou a campanha Ever Conscious. Segundo a companhia, a ideia é criar um “efeito borboleta” no Instagram. As consumidoras são convidadas a postarem fotos delas mesmas na plataforma usando a hashtag #everconscioushm. Após a postagem, elas devem ir ao site da campanha e customizar uma borboleta com as cores e texturas que quiser e compartilhar pelas redes sociais.
A ideia em si me parece boa, a marca está querendo se destacar no mundo fast-fashion por ter atitudes mais sustentáveis e eco-friendy, estimulando o consumo consciente. Há uma campanha para que os consumidores levem à loja roupas que não usam mais. Eles ganham cupons de desconto e a loja doa as peças a instituições de caridade.
No entanto, o esquema da campanha eu achei um pouco complicado demais. Levar o consumidor ao Instagram e depois para o site acho que muita gente fica no meio do caminho e a ação pode não ter total efetividade. Encontrei poucas menções à hashtag #everconscioushm no Instagram quando busquei material para o post, na terceira semana de abril, o que me leva a concluir que toda ação que tem como premissa conteúdo gerado por consumidor precisa ser simplificada e respeitar a instantaneidade no uso das redes sociais.

→ Veja todos os artigos de Ana Carolina Barbosa na Tracto.