Foi publicado há algumas semanas um artigo no site da Content Marketing Association (The CMA) sobre o desejo das marcas de embarcar na onda de sucesso e viralização quase garantida de sites como o Buzzfeed e o Upworthy. O caminho mais simples que as empresas escolheram para trilhar foi o native advertising, entrando nos espaços editoriais desses veículos, mas o destaque é para uma empresa que criou mídia proprietária usando os princípios desses sites para a curadoria de conteúdos.
Um dos exemplos é a PetFlow, marca britânica de artigos para pets. Com as dificuldades de crescimento orgânico das histórias que compartilhava no Facebook, a marca decidiu investir em um blog em que pudesse reunir informações de relevância para donos de pet e que fosse altamente compartilháveis. A equipe faz uma curadoria de aproximadamente 15 novas histórias por dia, a maior parte delas com foco em bichos, mas há outras histórias altamente compartilháveis que são aproveitadas também, como um artigo sobre os sinais de que você é uma superavó. A justificativa dos executivos da marca para usar materiais nem sempre relacionados a pets é que o content marketing é sobretudo um mecanismo de promoção da marca. Pessoas que assistem a vídeos de gatos nem sempre são potenciais compradores de comida para gato. A ideia da marca é atrair outros anunciantes que queiram pegar carona no sucesso que o blog tem feito e usar os recursos oriundos dessa publicidade para ações mais direcionadas.
Eu acho o site um pouco estranho, mas não dá para negar que o caminho é diferente da maioria dos blogs de empresa. Acho que poderiam mesclar um pouco de conteúdo exclusivo porque todas essas histórias podem chegar ao público por outras fontes e dar aquela sensação de que o site não tem nada de diferente.∞

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