Apenas 33% dos profissionais que usam conteúdo como instrumento de comunicação com seus públicos-alvo dizem ser eficientes. Isso sugere que dois em cada três cometam algum erro que coloque todos os esforços a perder.
Os 13 erros comuns listados abaixo são de autoria de Joe Pulizzi e foram publicados neste mês num artigo do Content Marketing Institute, de Cleveland, nos Estados Unidos. Fizemos uma tradução livre do texto nos tópicos a seguir e colocamos no final um podcast (em português) sobre o tema.
1. Seu conteúdo é todo sobre você
Lembre-se: os consumidores não se importam com você; eles se importam com eles próprios e com seus próprios problemas. Nós frequentemente esquecemos esses aspectos quando descrevemos que nossas soluções são maravilhosas ― e ninguém se importa com elas.
2. Seu medo de fracassar paralisa você
Criar oportunidades com seu conteúdo e experimentar um pouco disso permite descobrir um pouco das possibilidades de content marketing. E revela novas e valiosas histórias de seus consumidores.
3. Você exige muito pouco
Seu content marketing deveria ser o melhor em sua indústria ― melhor do que o de seus concorrentes, melhor do que a mídia e os outros editores no seu segmento. Como você pode ser o expert mais confiável em sua indústria se seu conteúdo não reflete um alto padrão?
4. Você não está pesquisando corretamente
A maioria das marcas terceiriza uma parte de seu processo de content marketing. Não tenha medo de encontrar campeões de conteúdo internamente ― assim como jornalistas, escritores e agências externas ― para ajudar você a contar a sua história.
5. Você opera em silos
Você está contando histórias diferentes em seus esforços de relações-públicas, comunicação corporativa, mídias sociais, email marketing etc? Seus departamentos seguem uma consistente linha editorial corporativa? Content marketing épico requer que sua empresa conte uma história consistente.
6. Você não busca desconforto
Em seu livro “Linchpin”, Seth Godin afirma que se não dermos um passo consistente para fora da zona de conforto, estaremos condenados ao status quo. Faça algo completamente inesperado com seu conteúdo de tempos em tempos.
7. Você não tem calls to action
Todo conteúdo deve ter o chamado call to action ― aquele caminho a ser seguido para uma ação (link, botão etc). Se não tiver, ao menos reconheça isso e considere o real propósito pelo qual você desenvolveu aquele conteúdo.
8. Você está muito focado num só canal
Pare de pensar “newsletter por e-mail” ou “Facebook”. Pense sobre o problema que você está resolvendo para o seu público. Então conte uma história de diferentes formas ― e conte-a em todo lugar em que seus consumidores vão buscar informação oficial.
9. Seu conteúdo não é proprietário
Alguém em sua empresa (possivelmente, você) deve ser o proprietário do plano de content marketing.
10. Sua diretoria não aposta em content marketing
Empresas sem uma direção que aposte suas fichas são três vezes mais propensas a fracassar num projeto de content marketing.
11. Você não entrou suficientemente no nicho
Você precisa ser um líder, um grande expert em seu nicho. Escolha uma área de conteúdo que seja tanto relevante quanto atingível para seu negócio e crie conteúdo acerca daquele assunto.
12. Sua equipe é muito lenta
Odeio dizer isso, mas a velocidade supera a perfeição na maior parte dos casos. Desenhe um processo simplificado para contar a sua história.
13. Você não executa consistentemente
Seu content marketing é uma promessa para seus clientes. Pense no jornal da manhã (se é que você recebe um): quando não chega no horário, quanto isso te aborrece? Você precisa ter a mesma preocupação com seu content marketing. Distribua conteúdo consistentemente e NO PRAZO.
Sobre o autor do artigo
Joe Pulizzi, fundador do CMI, dos Estados Unidos, é uma autoridade quando se trata de content marketing. É autor de dois livros e anuncia para setembro seu terceiro título. Além disso, é o idealizador e organizador do Content Marketing World, principal evento sobre o tema em âmbito global.
Podcast
Os conceitos apresentados por Joe Pulizzi foram debatidos por dois especialistas em content marketing no Brasil: Cassio Politi, da Tracto, e Luisa Barwinski, do Social41. Ouça!∞
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