Aplicativo para identificar carros roubados é exemplo de utilidade em órgãos públicos

Ser útil é o nome do jogo em content marketing. O porquê já foi explicado no artigo “Sua marca não é fora de série; então, seja útil e converta audiência em vendas“. O conceito vale para órgãos públicos também. Garantir transparência e ampliar o alcance da comunicação é a missão da maior parte das áreas de comunicação dessas instituições. Mas algumas vão além do ofício.

Refiro-me especificamente ao Sinesp Cidadão, aplicativo lançado recentemente pelo Secretaria Nacional de Segurança Pública / Ministério da Justiça. Funciona assim: em seu smartphone ou tablet, você lança a placa de qualquer carro e descobre na hora se o veículo é roubado. Na semana passada, figurou na Apple Store como o programa mais baixado no Brasil e o 14º no mundo, com 400 mil downloads. São resultados expressivos.

Aplicativo contra roubo de carro 2Fiz um teste. Procurei no Google uma notícia qualquer de um carro que tivesse sido roubado ― o que, infelizmente, não é difícil encontrar no Brasil. O retorno é esse, que você vê ao lado. O Uno vermelho fabricado em 1996 foi roubado. Você também pode experimentar. O download é gratuito e está disponível para iOS e Android.

Esse tipo de informação facilita a vida de quem vai comprar um carro, por exemplo. Ou, ainda, permite que qualquer pessoa que desconfie de um veículo na rua faça a checagem e avise a polícia.

Colocar o banco de dados ao alcance das pessoas, ajudando-as de alguma forma: isso é ser útil.

Na semana passada, havíamos mostrado três exemplos de órgãos públicos dos Estados Unidos que produzem conteúdo útil. Vale a pena dar uma olhada neles também: http://tracto.me/3exorgp.

Cassio Politi é fundador da Tracto e do All Metrics. Foi em 2016 palestrante do Content Marketing World, o principal evento do tema no mundo, em Cleveland, nos Estados Unidos. Nesse mesmo ano, foi apontado pela Traackr como o 9º mais influente profissional de marketing de conteúdo da América Latina. E aparece na lista dos 50 mais influentes do mundo publicada pelo Top Blogger.

Foi eleito o profissional de content marketing do ano pela Digitalks em 2015. É desde 2014 o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. É autor do livro Content Marketing - O Conteúdo que Gera Resultados, publicado em 2013. Presta consultoria para grandes empresas brasileiras e multinacionais. Já conduziu palestras, treinamentos in company e cursos abertos em 25 estados.

→ Siga no Twitter: @tractoBR.
→ Leia os artigos de Cassio Politi na Tracto.
→ Veja o perfil completo de Cassio Politi.
Métricas de Mídias Sociais, Content e Inbound Marketing | Master Class | 9 de dezembro | São Paulo Saiba mais
Content Marketing Brasil: conteúdo incrível, online e gratuito! Inscreva-se