O conjunto de nove regras diz respeito à opção de cancelamento de cadastro em uma newsletter, também conhecida como opt-out. As regras foram inspiradas num artigo publicado em agosto pelo Business 2 Community.
- Não forneça um link para a opção opt-out que não funcione.
- Não diga ao usuário que seu pedido de sair do mailing será atendido. Apenas cancele, e pronto.
- Não ignore o pedido de opt-out. Primeiro porque é sua obrigação fazer isso. Segundo porque não faz bem para a sua marca agir assim.
- Não faça o usuário preencher o próprio e-mail num cadastro para sair da base. Ora, você enviou o e-mail a ele. Você deveria saber o endereço dele.
- Não pergunte se o usuário quer mesmo sair. Cancele o cadastro dele automaticamente.
- Não redirecione o botão de cancelamento para uma página que contenha ofertas comerciais. Redirecione-o à pagina que contenha a mensagem “você foi retirado do mailing”.
- Não envie um e-mail informando que o cadastro foi cancelado. Afinal, o usuário pediu para não receber mais nenhum e-mail seu. Nenhum.
- Não esconda o link “clique aqui para sair da base”. Nem coloque essa frase em letras minúsculas.
- Depois que o usuário clicar em opt-out, não o envie para uma página que contenha uma opção de recadastramento. Muito menos para aquela que tenha a opção “aceito receber e-mails” previamente marcada.∞