Qual foi o primeiro banner da internet?

O banner nasceu em 1994.

A história, recentemente relembrada pelo DigiDay, tem como protagonistas a Hotwired e a gigante da telefonia AT&T, ambas dos Estados Unidos.

Sediada na California, a Hotwired ― braço online da revista Wired ― criou uma seção de publicidade no rodapé de sua página. Do outro lado do país, em Westport, no estado de Connecticut, a agência Modern Media trabalhava na campanha de um de seus grandes clientes. A AT&T buscava se posicionar como uma empresa de vanguarda na tecnologia com o slogan You Will (Você Irá, em português).

Aliada à agência Razorfish, uma das agências pioneiras em web, a Modern Media produziu o primeiro banner, que foi ao ar no dia 25 de outubro de 1994.

O primeiro banner da internet

“Você já clicou seu mouse bem aqui?”, perguntava o banner, que apontava para a frase central da campanha (“You Will”)

A criação levou quatro dias. O anúncio foi pequeno e discreto não por opção, mas por necessidade. Naquela época, os monitores tinham 13 polegadas e mostravam imagens só em preto e branco. Ainda não existiam buscadores, como Yahoo ou Google.

O que mais importava naquele momento era o alinhamento daquela iniciativa à diretriz da campanha You Will. No comercial de televisão, por exemplo, um pai contava uma história infantil para sua filha antes de dormir numa conversa por teleconferência ― algo completamente futurista naqueles tempos.

O investimento da empresa no anúncio da Hotwired foi de US$ 30 mil pelo período de três meses. Embora não se saiba o total de cliques que o banner recebeu, o sucesso da campanha é medido pela taxa de usuários que clicaram no anúncio: 44%.

E para onde os internautas eram levados após o clique? Em vez de caírem na página da AT&T, eles eram conduzidos para uma página criada pelas agências que trazia uma coletânea de sites de museus de arte, que também haviam acabado de aterrissar na web, como Louvre, Warhal e outros. Uma lógica estranha, mas natural para um formato recém-nascido numa plataforma nova.

O banner logo seria o pioneiro de publicidade online e ainda hoje tem expressão. Movimenta atualmente US$ 13 bilhões por ano só nos Estados Unidos.∞

Métricas de Mídias Sociais, Content e Inbound Marketing | Master Class | 9 de dezembro | São Paulo Saiba mais
Content Marketing Brasil: conteúdo incrível, online e gratuito! Inscreva-se