Por que o Instagram vetou o Twitter?

O Instagram desabilitou no dia 5 de dezembro a postagem de fotos no painel do Twitter destinado a imagens. Isso significa que, ao postar uma foto no Instagram, ainda será possível inserir o link no Twitter, mas não haverá mais o recurso de postar diretamente a foto do Instagram no Twitter.

Na conferência de tecnologia LeWeb, realizada na semana passada em Paris, na França, o CEO do Instagram, Kevin Systrom, comentou as mudanças. E aproveitou para anunciar que, em pouco tempo, não será mais possível visualizar fotos do Instagram pelo Twitter.

Ou seja, ao clicar num link de uma foto no Twitter, o usuário será redirecionado para o Instagram. Essa restrição não afetará outras plataformas, como Facebook, Tumblr e Foursquare. O que antes era apenas um aplicativo, agora é um site (instagram.com), que já recebeu mais de 100 milhões de cadastros.

“O que decidimos agora, e que faz sentido, é direcionar nossos usuários para o site do Instagram. Obviamente, as coisas mudam conforme a empresa se desenvolve.”

Twitter e Instagram cooperaram mutuamente até alguns meses. Mas a aquisição do Instagram pelo Facebook, em maio de 2012, mudou essa relação. Embora os modelos de negócios do microblog e da empresa de Zuckerberg sejam diferentes em muitos aspectos, as empresas disputam os budgets dos mesmos clientes.

Sufocado pelo mau desempenho na Nasdaq, o Facebook começou a atirar para todos os lados, o que justifica a mudança da política também no tangente a compartilhamento de fotos.

Como reação, o Twitter já ensaia criar um serviço de postagem de fotos com edição, filtros e outros recursos similares aos oferecidos pelo Instagram.

Novos TTs
Também no início de dezembro, o Twitter anunciou a inclusão de mais 100 cidades nos Trending Topics locais ― incluindo Istambul, na Turquia; Frankfurt, na Alemanha; Guadalajara, no México; Incheon, Coréia do Sul.

Trending Topics é a listagem dos tópicos mais comentados no Twitter. Essa análise pode ser feita em âmbito global, por país ou por cidade. No Brasil, há 15 cidades cadastradas: Belo Horizonte, Belém, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Guarulhos, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, e São Paulo.∞

Cassio Politi é fundador da Tracto e do All Metrics. Foi em 2016 palestrante do Content Marketing World, o principal evento do tema no mundo, em Cleveland, nos Estados Unidos. Nesse mesmo ano, foi apontado pela Traackr como o 9º mais influente profissional de marketing de conteúdo da América Latina. E aparece na lista dos 50 mais influentes do mundo publicada pelo Top Blogger.

Foi eleito o profissional de content marketing do ano pela Digitalks em 2015. É desde 2014 o único sul-americano a compor o seleto júri do Content Marketing Awards. É autor do livro Content Marketing - O Conteúdo que Gera Resultados, publicado em 2013. Presta consultoria para grandes empresas brasileiras e multinacionais. Já conduziu palestras, treinamentos in company e cursos abertos em 25 estados.

→ Siga no Twitter: @tractoBR.
→ Leia os artigos de Cassio Politi na Tracto.
→ Veja o perfil completo de Cassio Politi.
Métricas de Mídias Sociais, Content e Inbound Marketing | Master Class | 9 de dezembro | São Paulo Saiba mais
Content Marketing Brasil: conteúdo incrível, online e gratuito! Inscreva-se