9 novos exemplos de Youtility e de marketing incrivelmente útil

Hoje em dia, profissionais de marketing inteligentes estão voltados a ajudar seu público – não a promover seus produtos. Foi isso que eu quis dizer quando usei o termo “Youtility” — se o marketing for bastante eficiente, as pessoas pagariam por ele.

O marketing deve ter muito mais valor intrínseco, pois as pessoas DESEJAM ser expostas a ele.

Em meu livro Youtility, dei muitos exemplos de empresas que criaram campanhas de marketing úteis. Desde então, no entanto, surgiram dezenas de novas instâncias de empresas que praticam o marketing verdadeiramente útil. Estes são 9 dos meus favoritos (observação: escrevi uma versão desse post para o blog do Marketo).

1. Dia da Mudança da IKEA
A cada ano, cerca de 225.000 pessoas mudam de residência em Montreal, em 1º de julho. A IKEA doou caixas de mudanças para toda a cidade e aumentou as vendas em 24,7%. As caixas também continham mensagens perspicazes, como “Esta caixa também é uma cortina”.

9 Novos Exemplos de Youtilities e Marketing Incrivelmente Útil

2. Anúncio em Revista do Carregador Solar da NIVEA
Fale sobre algo que você pagaria para ter! A marca Nivea Skincare divulgou carregadores de painéis solares nas revistas brasileiras. Os turistas sortudos que forem à praia podem carregar seus celulares enquanto tomam banho de sol.

nivea-solar-charger

3. QR Codes de Sons Automotivos da Mercedes
Eles às vezes são menosprezados, mas os QR codes podem ser incrivelmente Youtilities. Aqui, a Mercedes-Benz está incluindo os QR codes para ajudar socorristas a tirar os passageiros dos veículos com segurança em caso de acidentes.

qr-mercedes

4. Guia de Pronúncia de Restaurante Italiano
O Il Caffe di Napoli é um restaurante italiano localizado em Dublin, na Irlanda, que criou um guia em vídeo fantástico e simples para ajudar na pronúncia dos itens do menu. Certamente, o vídeo funciona como um anúncio para o café. Genial!

Para assistir ao vídeo no YouTube, clique aqui.

5. O Outdoor que Faz com que as Pessoas Bebam Água
Essa é uma das Youtilities mais inspiradoras de todas — me emociono todas as vezes que assisto a este vídeo. A UTECH (universidade localizada em Lima, Peru, a segunda maior capital com clima árido do mundo) criou um outdoor que produz água “do nada”. O outdoor captura a umidade do ar e a transforma em água potável.

Para assistir ao vídeo no YouTube, clique aqui.

6. O Achoo, da Kleenex, Prevê Quando Você Está Ficando Resfriado
Utilizando dados de pesquisa e crowdsourcing, esse excelente site da Kleenex prevê se você ficará doente com base no seu código postal (CEP). Você pode observar seu risco ao longo das próximas três semanas, ler sobre os sintomas e (é claro) calcular a quantidade de lenços de papéis de que você vai precisar.

achoo-kleenex-app

7. AJAX Social Wipes
Essa incrível ferramenta de AJAX insere uma rotação perspicaz em seus produtos. Ela ajuda você a “limpar” sua conta do Twitter, encontrar e deixar de seguir spams e robôs. Quando o Ajax Social Wipes purificar sua conta no Twitter, ele exibe uma lista de “Possíveis Sujeiras Detectadas” de seus potenciais seguidores de spam.

ajax-social-wipes

8. A WASH-FM Fornece o Mais Moderno Guia de Férias da TV
Eu adoro esse exemplo por sua simplicidade. Uma rádio de Seattle publicou em seu site uma lista incrivelmente ampla lista de programações de TV com temas voltados a férias. Tenha em mente que a WASH-FM é um canal de rádio, não de televisão. Essa lista útil não está, de forma alguma, promovendo o canal WASH-FM, mas estabeleceu o seu valor.

holiday-tv-guide

9. A BBC Publica as Últimas Notícias no Instagram
Falo sobre publicar conteúdo útil em locais onde as pessoas já estão agregando conteúdo! Diferentemente de muitas fontes de notícias, a BBC sabe como alcançar a audiência na era moderna. Em janeiro deste ano, a BBC lançou um serviço de notícias em vídeo no Instagram, que exibe novos clipes curtos de notícias de 15 segundos. (A colaboradora especial Jessica Gioglio escreve a coluna semanal sobre a imagem das mídias sociais da semana no Convince & Convert, e lá reúne o estudo de todo o processo nessa iniciativa da BBC. Leia aqui. Além disso, Jess é coautora do fantástico novo livro “The Power of Visual Storytelling“ (“O Poder do Storytelling Visual”).

bbc-news-instagram

Aqui está uma safra inteira de novas ideias a serem consideradas. Alguma delas inspira você?∞


Jay Baer é estrategista de mídia e conteúdo social estrategista, palestrante e autor do livro Youtility: Why Smart Marketing is About Help not Hype. Jay é fundador do Convince & Convert e apresenta o podcast Social Pro. Twitter: @jaybaer.

→ A Tracto tem explícita autorização do Convince & Convert para traduzir e publicar seus artigos por meio de um convênio de conteúdo estabelecido entre as duas empresas.
 
→ Veja todos os artigos de Jay Baer publicados originalmente no Convince & Convert e traduzidos pela Tracto.
 

Métricas de Mídias Sociais, Content e Inbound Marketing | Master Class | 9 de dezembro | São Paulo Saiba mais
Content Marketing Brasil: conteúdo incrível, online e gratuito! Inscreva-se